ENCONTRE AQUI

quarta-feira, 2 de março de 2011

O JULGAMENTO DE PARIS


Para aqueles que estão enjoados ou não suportam aqueles filmes de comédia extremamente apelativos que subestimam a inteligência do espectador, à moda American Pie, eis que lhe escrevo sobre uma fita do gênero realmente agradável e leve, que possui piadas inteligentes e toques de humor negro. O filme fundamenta-se em fatos reais contando com um roteiro bem interessante: de uma competição em 1976, entre o clássico vinho francês e o recente vinho norte americano, surge dificultuosas e prazerosas tentativas de quebrar uma tradição no ramo.

Apesar do bom andamento do filme, existem alguns elementos nele que não nos convencem e nem se encaixam na história principal (que é realmente boa) do filme, além de uma questão técnica que me incomodou muito, mas citarei mais adiante. Um esnobe dono de uma enoteca em paris, Steven Spurrier (Alan Rickman), prepara um evento que irá eleger o melhor vinho, com um julgamento feito às cegas. Com a crescente indústrias de vinhos na Califórnia (EUA), Spurrier vai à localidade recolher os melhores vinhos, onde acaba conhecendo a vinícola Chateau Montelena, dirigida pelo pai Jim (Bill Pullman), e com a ajuda do filho Bo (Chris Pine), que tentam impedir a falência da mesma.

No meio dessa história toda, acontece um deslocado triângulo amoroso, envolvendo Bo, seu interessante amigo Gustavo Brambila (Freddy Rodriguez) e a estagiária Sam (Rachel Taylor). Esse componente do filme é realmente inútil para a história toda, e é justamente esse fato o responsável pelos clichês no filme. Outro fator que me incomodou muito, que citei logo acima, foi o figurino. Parece um pequeno detalhe, mas realmente tem sua importância na coisa toda. Ora, considerando-se que a história se passa na década de 70, o visual dos personagens está moderno demais. Até mesmo o herói Bo, que interpreta um hippie, está mais próximo de um playboy desleixado do que outra coisa.

Apesar dos pontos negativos existirem, não estragam o que realmente interessa na história e nem o divertimento do espectador. O filme é um conjunto de um elenco interessante, boas atuações (e chamo atenção especial para Alan Rickman, que, como sempre, está brilhante) e um roteiro excelente. Enfim, é um filme que merece ser assistido.

Bottle Shock (2008)


NOTA: 7,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário