ENCONTRE AQUI

quarta-feira, 2 de março de 2011

SE EU DECIDISSE O OSCAR, OS VENCEDORES SERIAM... PT. 1

Em 2011: A Rede Social

Gosto de O Discurso do Rei, mas é um filme tão quadrado, certinho e por vezes desinteressante. A Rede Social, em contrapartida, é um filme ousado, ágil e hipnotizante. A toda hora há movimento, informação e muita energia no filme. Com muita ousadia e criatividade, o longa conseguiu capturar a essência daquilo que estava sendo discutido.

Em 2010: Avatar

Guerra ao Terror é uma crônica inteligente sobre a paranoia da guerra no cenário político mundial. Sobram méritos ao filme. Mas era ano de Avatar. O filme ainda vai ser lembrado como um marco na linguagem cinematográfica. A experiência visual provocada pela exibição do filme em 3D proporciona uma imersão nunca vista antes.

Em 2009: Quem Quer Ser um Milionário?

Era tempo de eleição do Obama e um filme feel good, que passa uma mensagem tão bacana de esperança, era exatamente o que o cinema precisava. Concordei com a consagração do filme.

Em 2008: Juno

Onde os Fracos Não Têm Vez é um épico, mas não é um filme para todos. É violento, não tem trilha sonora, não faltam cenas de tensão e o final fica em aberto. O longa dos irmãos Coen não é unanimidade e mesmo assim ganhou. Acho Juno um filme bem mais democrático. Trata-se de uma comédia inteligente que aborda com irreverência um assunto que estava tão batido, que é a gravidez na adolescência. Juno para mim não devia ser um filme e sim uma série de dez temporadas. Os personagens e os diálogos são tão bons e engraçados que os fãs jamais iriam enjoar.

Em 2007: Os Infiltrados

Não é só porque já estava mais do que na hora de finalmente consagrar o grande Martin Scorscese. É porque Os Infiltrados é um filme muito corajoso que a toda hora aposta no antagonismo e na incerteza. Scorscese vinha fazendo filmes muito “acadêmicos”. Decidiu então voltar às raízes e mostrou que ainda tem coragem de ousar.

Em 2006: Boa Noite e Boa Sorte

Crash é um filme cheio de defeitos que nem deveria ter sido indicado. Em contrapartida, Boa Noite e Boa Sorte é um filme intocável. É mal de estudante de jornalismo: não tem um que não tenha um carinho especial por esse filme. Mas é compreensível que o longa fique meio marginalizado ao grande público por ser em preto e branco, pelo estilo da narrativa ou ainda por tratar de um recorte histórico muito delicado da política e da sociedade americana.

Em 2005: Sideways - Entre Umas e Outras

Menina de Ouro é um filme sensacional com selo Clint Eastwood de qualidade. Mas Sideways é um filme com diálogos tão bem escritos e bem colocados que se torna delicioso de assistir. Os personagens são tão atrativos e sempre têm algo interessante para falar e para contribuir com a história (provavelmente por estarem sempre regados a vinho).

5 comentários:

  1. Avatar em 2010 é forçar um pouco, não? Gosto bastante do filme, mas Guerra ao Terror, assim como Bastardos Inglórios, mereciam muito mais.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Selo de desqualidade Guilherme Costa aprova!
    Mas sim, tinha que ter sido Rede Social esse ano. E Bastardos ano passado. Essa Academia não sabe de nada. Não entendo por que as pessoas assitem ao Oscar ainda... Nunca vi alguém elogiando veermentemente, somente dizendo "eu sei melhor".
    Algo a se pensar. Certo?
    Iuri

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca vou concordar com você, você se deixa levar pelos seus filmes preferidos ao invés de analisar a capacidade dos que você não tem afinidade. "Discurso do Rei" e "A rede social" dão uma bela briga, mas o "Discurso do Rei" foi completamente merecido. Se fosse assim, defenderia "Cisne Negro", que foi o filme que mais gostei.

    ResponderExcluir
  4. Para continuar a participar da brincadeira, minhas escolhas agora seriam:

    2005 - Menina de Ouro (Outro ano meio fraco)
    2006 - Munique (Filme muito injustiçado)
    2007 - Pequena Miss Sunshine
    2008 - Sangue Negro (No ano mais forte da década, o melhor filme da década deveria ter vencido!)
    2009 - Frost/Nixon
    2010 - Guerra Ao Terror
    2011 - A Origem

    ResponderExcluir
  5. Para continuar a participar da brincadeira, minhas escolhas agora seriam:

    2005 - Menina de Ouro
    2006 - crash
    2007 - babel
    2008 - No Country for Old Men
    2009 - Slumdog Millionaire
    2010 - Inglourious Basterds
    2011 - inception

    ResponderExcluir