ENCONTRE AQUI

terça-feira, 28 de abril de 2009

A TEMPESTADE DO SÉCULO


Ficha Técnica

Título Original: Storm of the Century
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 260 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1999
Estúdio: Greengass Productions / Rainfall Productions
Distribuição: Trimark Pictures / ABC
Direção: Craig R. Baxley
Roteiro: Stephen King
Produção: Thomas H. Brodek
Música: Gary Chang
Fotografia: David Connell
Desenho de Produção: Craig Stearns
Direção de Arte: Dennis Davenport e Randy Moore
Edição: Sonny Baskin
Efeitos Especiais: Frantic Films / Gajdecki Visual Effects / Movie Magic / Netter Digital Animation


Elenco

Timothy Dale (Mike Anderson)
Debrah Farentino (Molly Anderson)
Casey Siemaszko (Alton "Hatch" Hatcher)
Jeffrey DeMunn (Robbie Beals)
Julianne Nicholson (Cat Withers)
Dyllan Christopher (Ralph Anderson)
Becky Ann Baker (Ursula Godsoe)
Spencer Breslin (Donny Beals)
Nada Despotovich (Sandra Beals)
Kathleen Chalfant (Sr. Stanhope)
Jeremy Jordan (Billy Soames)
Steve Rankin (Jack Carver)
Adam Zolotin (Darvey Hopewell)
Denis Forest (Kirk Freeman)
Torri Higginson (Angela Carver)
Beth Dixon (Tess Merchant)
Soo Garay (Melinda Hatcher)
Christopher Marren (Henry Bright)
Leif Anderson (Johnny Harriman)
Marcia Laskowski (Linda St. Pierre)
John Innes (Reverendo Riggins)
Colm Feore (Andre Linoge / Repórter da TV)
Stephen King (Advogado)


Sinopse

Little Tall é uma pequena cidade que fica em uma ilha longe do continente e está prestes para receber uma violenta tempestade de neve. Paralelamente Andre Linoge (Colm Feore), um forasteiro bastante estranho, chega na pequena cidade e cria pânico e morte entre os moradores. Ele sabe tudo sobre todos e quando Linoge conta a verdade sobre um deles a pessoa nega tal afirmação. Mike Anderson (Timothy Dale), o policial da cidade, tenta manter cada um em alerta contra a forte tempestade e Linoge. O forasteiro, por sua vez, repete sem cessar "Dê-me o que quero e eu irei embora", sem explicar o significado exato destas palavras.


Premiações

- Ganhou o Emmy de Melhores Efeitos Sonoros - Minissérie/Filme/Especial para TV, além de ter sido indicado na categoria de Melhores Efeitos Especiais - Minissérie/Filme/Especial para TV.



CRÍTICA


Um dos mais intrigantes e bem escritos suspenses de Stepehen King, esse conto sobre a hipocrisia e minúcias das relações e ações humanas foi produzido originalmente como uma minissérie nos EUA e foi lançado no Brasil compactado em forma de vídeo, além disso o roteiro foi escrito especialmente para a TV/cinema, logo você não encontrará o livro para comprar nas livrarias próximas a sua casa.

Assim sendo, dispensemos a relação livro/filme - já que ela não existe - e nos concentremos única e exclusivamente na película. A Tempestade Do Século é um filme complicado de se analisar, pois se mostra o tempo todo uma fita que busca pelo improvável e faz dessa busca seu carro-chefe; entretanto, ao contrário de vários outros filmes que fazem o mesmo, esta fita em particular não cai nos clichês do gênero de suspense, e acredite se quiser, mantém o espectador pregado na poltrona por suas quase quatro horas e meia.

Dito isto, é necessário frisar o ótimo trabalho de direção de arte,cenografia e fotografia que refaz toda a paranóia de King com perfeição e colabora totalmente para a geração desse incrível clima de suspense. O roteiro tem as marcas de King, uma cidade pequena, quase que esquecida do mundo e que de repente se vê em ituações inusitadas. Todavia, King vai mais além aqui, e não faz apenas um suspense, mas adentra de forma devastadora no comportamento humano diante das dificuldades e da incapacidade de fugir de uma ameaça às suas vidas e por que não dizer ao modo de vida conformista e simples de uma sociedade que julga não necessitar de mais nada.

Bom, sendo assim tão interessante o filme, por que ele se encontra na sessão Para Pensar Duas Vezes? A resposta é uma outra pergunta; o que você faria se assistisse a um filme por mais de 4 horas e simplesmente este esmo desembocasse em um final previsível? Sim, é isso mesmo, este filme de King, erra aonde nenhum filme pode errar; no final, e isso faz com que A Tempestade Do Século fique bem longe de ser uma unanimidade. Com isto, fãs mais radicais, podem acabar pela previsibilidade do final à reduzir o filme a algo decepcionante.

Particularmente, confesso também que a previsibilidade do desfecho me incomoda, porém, tento ao máximo julgar a obra pelo seu todo, e a grandiosidade deste suspense não pode simplesmente ser ignorada, devido a uma falha, por maior que ela seja. Com um final previsível ou não, A Tempestade Do Século está entre os meus suspenses favoritos, consequentemente, é na opinião deste que vos fala, uma das melhores adaptações cinematográficas dos contos ou obras de Stephen King, muito mais por todo o trabalho de estudo do comportamente humano inserido no filme ao longo de toda a sua duração, do que pelo suspense propriamente dito, levando -se em consideração que em nenhum momento vemos um anular ou abafar a importância e necessidade do outro para a totalidade da obra em si.

Não agradará a muitos pelo seu desenvolvimento bem detalhado e nem pelo seu final previsível, afinal, não é qualquer pessoa que, não importa o quão bom possa ser o filme, encara uma fita com mais de 4 horas. Em contrapartida, agradará em cheio os fãs de um bom suspense, bem amarrado e desenvolvido e acima de tudo inteligente e reflexivo, e que conseguem encontrar mérito até mesmo onde o momento mais esperado é falho. Não há erro em nenhuma das duas análises, é só mesmo uma questão relacionada ao modo como você encara o filme, eu fico no segundo grupo e você?


NOTA: 7,5

3 comentários:

  1. eu achei o filme simplesmente espetacular o melhor de todos os tempos no quesito suspense sendo que o final foi a melhor parte do filme ele não seria tão espetacular se o final nao fosse como foi totalmente comovedor, pois da forma que se desenrolou o filme o final foi o correto nao poderia ser de outra forma.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do final e não achei previsível, mas boa crítica.

    ResponderExcluir