ENCONTRE AQUI

terça-feira, 15 de março de 2011

SE EU DECIDISSE O OSCAR, OS VENCEDORES SERIAM... PT. 2

Em 2004: O Senhor dos Aneis - O Retorno do Rei

Já que Cidade de Deus não foi indicado a melhor filme, nada mais justo e merecido que dar o prêmio à última parte de uma das melhores cinesséries de todos os tempos. O Senhor dos Aneis foi uma grande contribuição para o cinema no âmbito artístico e comercial. O filme conquistou a crítica e milhões de fãs mundo afora.

Em 2003: O Pianista

Junto com a Lista de Schindler, O Pianista é o filme definitivo sobre o Holocausto. É uma pena que a excentricidade da vida pessoal do diretor Roman Polanski sempre ofusque o trabalho genial que executa em seus filmes.

Em 2002: Moulin Rouge - Amor em Vermelho


Os musicais estavam mortos há quase vinte anos e esse foi o filme responsável pela retomada do gênero ao grande circuito comercial. O filme é memorável dos pontos de vista visual e sonoro. Não sei como a Academia preferiu premiar um filme tão menor como Uma Mente Brilhante.

Em 2001: Gladiador

Escolha acertada do Ridley Scott em usar tecnologia e todos os recursos audiovisuais disponíveis para contar de maneira instigante uma história épica. Ele conseguiu, ainda assim, ser verossímil. O prêmio de melhor filme foi merecido. O diretor também devia ter sido premiado, mas naquele ano a Academia resolveu premiar Steven Soderbergh pelo superestimado Traffic.

Em 2000: Matrix

Se é para escolher entre Beleza Americana e O Sexto Sentido, eu voto em Matrix. Desses filmes é realmente difícil apontar o melhor. Todos são muito ousados e trouxeram algo novo para a linguagem cinematográfica. Provavelmente Matrix é meu favorito por seu uma produção maior e ter exigido dos seus realizadores a transposição de mais desafios.

2 comentários:

  1. Só pra citar e participar da brincadeira, minhas escolhas seriam:

    2000 - Beleza Americana
    2001 - Traffic
    2002 - Moulin Rouge - Amor em Vermelho
    2003 - O Pianista (Rapaz como esse ano foi ruim hein!)
    2004 - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

    ResponderExcluir
  2. vou brincar tambem

    2000 - Beleza Americana
    2001 - o tigre eo dragao
    2002 - Uma mente brilhante
    2003 - adaptacao [n foi indicado]
    2004 - encontros e deencontros

    ResponderExcluir