Já que Cidade de Deus não foi indicado a melhor filme, nada mais justo e merecido que dar o prêmio à última parte de uma das melhores cinesséries de todos os tempos. O Senhor dos Aneis foi uma grande contribuição para o cinema no âmbito artístico e comercial. O filme conquistou a crítica e milhões de fãs mundo afora.
Junto com a Lista de Schindler, O Pianista é o filme definitivo sobre o Holocausto. É uma pena que a excentricidade da vida pessoal do diretor Roman Polanski sempre ofusque o trabalho genial que executa em seus filmes.
Em 2002: Moulin Rouge - Amor em Vermelho
Os musicais estavam mortos há quase vinte anos e esse foi o filme responsável pela retomada do gênero ao grande circuito comercial. O filme é memorável dos pontos de vista visual e sonoro. Não sei como a Academia preferiu premiar um filme tão menor como Uma Mente Brilhante.
Em 2001: Gladiador
Escolha acertada do Ridley Scott em usar tecnologia e todos os recursos audiovisuais disponíveis para contar de maneira instigante uma história épica. Ele conseguiu, ainda assim, ser verossímil. O prêmio de melhor filme foi merecido. O diretor também devia ter sido premiado, mas naquele ano a Academia resolveu premiar Steven Soderbergh pelo superestimado Traffic.
Em 2000: Matrix
Se é para escolher entre Beleza Americana e O Sexto Sentido, eu voto em Matrix. Desses filmes é realmente difícil apontar o melhor. Todos são muito ousados e trouxeram algo novo para a linguagem cinematográfica. Provavelmente Matrix é meu favorito por seu uma produção maior e ter exigido dos seus realizadores a transposição de mais desafios.
Só pra citar e participar da brincadeira, minhas escolhas seriam:
ResponderExcluir2000 - Beleza Americana
2001 - Traffic
2002 - Moulin Rouge - Amor em Vermelho
2003 - O Pianista (Rapaz como esse ano foi ruim hein!)
2004 - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
vou brincar tambem
ResponderExcluir2000 - Beleza Americana
2001 - o tigre eo dragao
2002 - Uma mente brilhante
2003 - adaptacao [n foi indicado]
2004 - encontros e deencontros