10 - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES
A trama sueca é um excelente suspense policial com um roteiro bem construído e que, apesar das cenas de ação contidas nele, não chega a ser um clichê. As descobertas que o espectador faz juntamente com o desenrolar da película, são empolgantes e surpreendentes, nada sendo previsível. A paisagem é belíssima e a direção de arte de bom gosto.
09 - OS HOMENS QUE ENCARAVAM CABRAS
Um humor na medida certa, não apelativo, e com alusões à Star Wars, só pode dar boa coisa. Os Homens que Encaravam Cabras é uma sátira de seu país (EUA) em guerra com o Iraque, porém, com um roteiro muito inteligente e sagaz. A direção de arte merece também meu respeito.
08 - EDUCAÇÃO
O tema desse filme, a meu ver, é extremamente importante: a educação não é somente aquela que a vida pode dar (às vezes facilmente, às vezes duramente), mas também aquela acadêmica, que sempre é árdua e não prazerosa. O roteiro trabalha muito bem essa dualidade de falsos prazeres e sacrifícios. Além da moral que o roteiro muito bem escrito nos passa, dou meus créditos à protagonista (Carey Mulligan) que está perfeita.
07 - ONDE VIVEM OS MONSTROS
Diante de uma sinopse simples e infantil, vejo-me diante de um grandioso filme, cheio de analogias e metáforas. Seus aparatos técnicos são impecáveis, porém, seu grande trunfo mesmo, são os personagens e o modo como se desenvolve o roteiro. Um filme sobre a infância, mão não infantil, merece estar entre os melhores do ano.
06 - A REDE SOCIAL
A fita em questão não somente trata do autor de uma rede social como trata da “geração internet”, dando ao espectador informações muito rápidas, como ocorre na internet. A montagem brilhante do filme (três pontos de vistas em relação à criação da rede) aliada ao roteiro e atuações interessantíssimas, faz com que o filme agrade a quem entende ou não do tema e seja um dos favoritos para o Oscar 2011.
05 - GUERRA AO TERROR
Não foi por acaso que o filme ganhou Oscar de melhor filme de 2010. Um filme tenso e árduo que mostra um grupo de desarmamento de bombas no Iraque, mas com um roteiro para lá de original em se tratando do assunto. Méritos da direção e das atuações brilhantes deste glorioso filme.
04 - O ESCRITOR FANTASMA
Poucos filmes conseguem a proeza de envolver totalmente o espectador como O Escritor Fantasma consegue, além do roteiro inteligente e que em momento algum nos subestima. O suspense trata de forma graciosa (mistérios e humor negro) questões políticas analógicas à realidade, que, em minha opinião, deixa mais brilhante o filme do que já é por questões técnicas: fotografia, trilha sonora, excelentes atuações, entre outros.
03 - COMO TREINAR SEU DRAGÃO
Uma animação extremamente divertida e não apelativa nessa nova onda “3D”. O roteiro até tem toques clichês, mas combinado com a moral, piadas de bom gosto além dos ricos detalhes visuais, personagens interessantes e uma trilha sonora muito bem colocada, fazem desse desenho um dos melhores do ano, sem dúvida.
02 - A ORIGEM
01 - A FITA BRANCA
Um filme nem um pouco popular, duro, difícil e intrincado, A Fita Branca retrata com perfeição a maldade humana, onde todos podem ser vítimas como também culpados: crianças, pastores, homens e mulheres. Uma série de eventos perversos numa aldeia Alemã que antecede a Primeira Guerra é o cenário desse magnífico filme, com um final inconclusivo, para uma reflexão de dias sobre a mensagem desse roteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário