Bom, demorei um pouco pra publicar o meu Top 10 de 2010. Lembrando que considero apenas os filmes lançados comercialmente no Brasil em 2010, ou seja, tem gente nessa lista que foi lançado antes nos EUA por exemplo. Mas antes da lista algumas observações: 1) Toy Story 3 que foi aclamado pela crítica infelizmente eu ainda não consegui assistir. 2) A Rede Social que aprece em quase todas as listas não aparece na minha, já que o filme de David Fincher não me cativou tanto assim. 3) Isso é apenas um opinião e que não tem outro intuito a não ser agir como tal, lembrando também as dificuldades em recebermos filmes de outros circuitos, devido a isso, a maioria é americano mesmo. Vamos então aos escolhidos.
10 - KICK-ASS: QUEBRANDO TUDO
Um excêntrico e diferenciado visual, piadas afiadas, muita diversão, roteiro aguçado e apurado, fazem de Kick-Ass uma comédia única no meio cinematográfico atual. Tudo funciona muito bem aqui, além de todo o carisma dos personagens em ótimas atuações. Juntando tudo isso, formamos a melhor comédia do ano, e o meu décimo lugar.
09 - O ESCRITOR FANTASMA
Roman Polanski não brinca em serviço e novamente nos brinda com um excelente trabalho. Um thriller político que mistura suspense com ótimos cenários e atuações impressionantes, além de um roteiro preciso e com características muito gratificantes, que nos remete aos melhores momentos de Polanski.
08 - COMO TREINAR SEU DRAGÃO
A Dreamworks surpreendeu a todos com a beleza ímpar desta animação cativante e emocionante. Como Treinar Seu Dragão é um exemplo belíssimo de como se pode fazer animações para todos os públicos sem atingir ou ofender nenhum deles. Coloque de fundo uma trilha sonora estupenda e eis aqui uma animação absolutamente incrível.
07- A ESTRADA
Um filme duro e difícil, porém extremamente poético e realista, apesar de seu caráter pós-apocalíptico. Viggo Mortensen carrega nas costas um filme que se visto da maneira correta e da forma com a qual ele quer ser visto, se torna um momento e uma experiência única no cinema de 2010.
06 - ATRAÇÃO PERIGOSA
Quando Ben Affleck estreou na direção há alguns anos com Medo da Verdade, já causou algum reboliço. só que dessa vez o nível subiu demais, fazendo com que Affleck passasse de um ator decadente para um diretor competente e promissor. Atração Perigosa é um filme corretíssimo, muito mais do que quase todos imaginavam, incluindo eu.
05 - LUNAR
Minha primeira escolha totalmente pessoal da lista. Nenhum filme de ficção científica desta linha mais "astronáutica" por assim dizer havia me causado tamanha emoção e comoção ( tirando meu filme favorito e clássico máximo 2001 - Uma Odisséia No Espaço). Um roteiro sensacional, um Sam Rockwell impagável e um ar de nostalgia e preciosismo fazem de Lunar um filme muito subjetivo, porém de uma beleza única.
04 - A FITA BRANCA
Michael Häneke é um diretor muito peculiar e, em alguns momentos exageradamente duro e cru, entretanto, mesmo não sendo muito fã do diretor austríaco, tenho que admitir que A Fita Branca é um achado, e talvez seja também o ápice de carreira de Häneke até aqui.
03 - ONDE VIVEM OS MONSTROS
O filme mais injustiçado pela crítica e público em 2010. Onde Vivem Os Monstros só vem a ratificar a genialidade de Spike Jonze. Um conto de fadas que consegue dosar contextos infantis com análises psicológicos e morais de forma correta e original. Afinal transformar livros de 500 páginas em filmes de duas horas é fácil, quero ver fazer isso com um livro de 40 páginas, onde a maioria são figuras, e ainda realizar uma baita análise do ser humano, seja na infância, ou até mesmo na fase adulta. Jonze faz e muito bem.
02 - GUERRA AO TERROR
Ninguém sabe ao certo o ano de Guerra Ao Terror, mas como ele não entrou no Top 10 de 2009, seu espaço aqui é mais do que justo. Poucos filmes de Guerra conseguem unir tensão, drama pessoal e conjunto sem banalizar ou apelar para o fanatismo ou sentimentalismo. Guerra Ao Terror é um exemplar raro de como se fazer isso. Ponto para Kathryn Bigelow.
01 - A ORIGEM
A crítica pode até não ter gostado, mas nada superou A Origem este ano. Inteligente, correto, com grandes atuações e grande direção, esse filme mostra que é possível unir inteligência e bons efeitos especiais e barulho, ou seja, é a união perfeita entre o novo e o velho cinema. Dessa forma, o resultado não tinha como ser outro e A Origem é sim, pelo menos para mim, o melhor filme do ano.
A Origem é estupendo mesmo, mas pra mim, o melhor de 2010 foi Tropa de Elite 2.
ResponderExcluirhttp://cinelupinha.blogspot.com/
Eu não curti nem o primeiro, desse modo me privei de assistir ao segundo.
ResponderExcluir