ENCONTRE AQUI

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

OS CANDIDATOS AO OSCAR DE MELHOR FILME 2011 PARTE 1

Bom, como vocês já sabem, este ano a Academia continuou com a sua inovação do ano passado e temos novamente 10 indicados a estatueta de Melhor Filme. Sendo assim, da mesma forma que aconteceu ano passado, vários filmes estão ali para "cumprir tabela", sendo que apenas 2 realmente lutam pela estatueta e um 3º apareceria como uma zebra incrível. Sendo assim, colocarei aqui minha opinião sobre os 10 filmes indicados ao Oscar, entretanto como eu não não vi 3 deles (Toy Story 3, O Vencedor e O Discurso do Rei), dividirei meus comentários em três partes, sendo elas a seguinte: " aqueles que cumprem tabela", " os coadjuvantes e possíveis (porém remotas) zebras" e " os que lutam pela estatueta". Me basearei no que acompanho da crítica, nas premiações já entregues e que nos servem como termômetro e no histórico já conhecido da academia, fazendo com que, filmes que eu goste mais aparecem em categorias menores, ou seja, darei minha opinião juntamente com a que percebo da crítica e coisas assim. Sendo assim, nossa primeira categoria terá 4 integrantes, dos 10 indicados, vamos a eles então seguidos de minha opinião:


AQUELES QUE CUMPREM TABELA


INVERNO DA ALMA


Agora a moda no Oscar é sempre ter um filme independente e coisas do tipo, e o deste ano é Inverno Da Alma. O filme é excelente, impactante e de um realismo absurdo e cruel, sendo um dos meus favoritos entre os 10, porém não tem nenhuma chance de ganhar o Oscar por vários motivos, mas citarei um em particular: Inverno Da Alma, é filme de cinéfilo, filme de festival e de crítica, e não tem muito apelo popular e comercial, sendo assim, dar o prêmio para um filme destes é perder credibilidade com um público que exige menos qualidade, porém gera o tão amado dinheiro ao meio hollywoodiano. Uma pena, pois Inverno Da Alma é um filmaço.  

NOTA: 9,5


127 HORAS


Dos 7 indicados ao Oscar que já assisti, este é o que menos gostei. Isso não quer dizer que o filme é ruim, porém não tem aquela vivacidade e empolgação necessárias para um reconhecimento maior. O diretor Danny Boyle se apóia no ator James Franco e em um excelente trabalho de montagem e edição, para fazer um filme interessante, porém pequeno para entrar com força suficiente nesta disputa.

NOTA: 7,5


MINHAS MÃES E MEU PAI


Assim como um filme independente, todo ano tem que entrar uma comédia para satisfazer os milhares de fãs do gênero, entretanto elas nunca vencem. Exemplos disso temos em Pequena Miss Sunshine, Juno e mais recentemente com Amor Sem Escalas. Este ano a bola da vez é este Minhas Mães e Meu Pai. O filme é bem divertido, leve e bem gostoso de se assistir, já que o tempo corre e você não se cansa um minuto sequer, ou seja, o filme é bom. O trio de protagonistas formado por Annette Bening, Julianne Moore e Mark Ruffalo é ótimo, porém assim como seus supracitados antecessores, está indicado apenas para protocolo e não para vencer.

NOTA: 8,0


A ORIGEM


Colocar aqui A Origem doeu bastante na alma, mas esta é a pura realidade. A Academia não é muito fã de ficções e de filmes mais idealistas como este aqui, preferindo uma coisa mais "arcaíca" ou melhor dizendo, algo mais realista e não utópico. Sendo assim, A Origem que estreou como clássico e grande candidato a estatueta de Melhor Filme, foi perdendo força, até que só restou o apelo popular, ou seja, A Origem se tornou um cult e não um clássico, e a Academia não premia cults, uma pena, ainda mais levando-se em consideração que dos 7 que eu vi, o filme de Chris Nolan ainda é o melhor e mais convincente.

NOTA: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário