ENCONTRE AQUI

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

OS CANDIDATOS AO OSCAR DE MELHOR FILME 2011 PARTE 2

Continuando nosso comentário sobre os 10 filmes indicados ao prêmio máximo do Oscar 2011, falaremos hoje de mais 4 filmes que se encontram na situação descrita pelo título do post, ou seja, aqueles filmes que se encontram um degrau abaixo dos favoritos e que seriam as possíveis (porém remotas) zebras, surpreendendo todo mundo. Conheça mais 4 indicados ao Oscar de Melhor Filme.


OS COADJUVANTES E POSSÍVEIS (PORÉM REMOTAS) ZEBRAS!


BRAVURA INDÔMITA



Faroeste moderno assinado pelos queridinhos da Academia, os irmãos Coen, aparecem neste post e não no anterior, muito mais pela fascinação que a Academia tem pelo trabalho dos irmãos Coen, do que pelo filme em si. Não que Bravura Indômita seja um filme ruim, mas falta algo mais marcante para transformá-lo em um grande candidato a estatueta. O filme é bem feitinho, bem atuado e tudo funciona de forma precisa, entretanto, por mais que Bravura Indômita seja um filme muito interessante, não é um filme brilhante.

NOTA: 8,0


TOY STORY 3


A mais nova aventura dos já extremamente famosos brinquedos, assinada pela Pixar, arrancou suspiros de crítica e público em todo o mundo. Aclamado por muitos como o melhor filme do ano, o único motivo pelo qual Toy Story 3 não é favorito ao Oscar de Melhor Filme, é o fato de ser uma animação, já que a Academia ainda não se livrou desta barreira estúpida. O que é uma pena, pois a estatueta estaria em ótimas mãos, já que Toy Story 3 é uma obra espetacular.

NOTA: 9,5


O VENCEDOR


David O. Russell filma muito pouco, porém normalmente filma com extrema capacidade, e é isto mais uma vez que ele nos prova em O Vencedor. Um filme extremamente poderoso, com atuações brilhantes, e que tem como maior trunfo um envolvimento entre espectador e filme único. Fazia muito tempo que eu não torcia para que os clichês fossem concretizados como aconteceu neste filme. Entretanto, possui algumas imperfeições e não tem muito a "cara" da Academia, apesar de ser um brutal retrato da realidade.

NOTA: 8,5


CISNE NEGRO


Juntamente com Toy Story 3 , são os maiores candidatos a zebra. O que se põe contra o trabalho ( mais uma vez estupendo) de Darren Aronofsky, é o "racha" que o filme gerou na crítica e no público, se tornando um daqueles filmes bem "ou 8 ou 80". Particularmente acho Cisne Negro uma obra dura, forte, porém precisa e contundente, filmada de uma forma incrivelmente poderosa, com atuações extremamente convincentes e um roteiro inteligente e psicologicamente desafiador. Uma pena, que este tipo de filme ainda cria certa repugnância pelas peculiaridades de certo modo "bizarras", basta ver que Aronofsky parece cair nos caminhos de diretores como Lynch e Herzog, vistos e conhecidos mais por cinéfilos, do que por crítica e público.

 

NOTA: 9,5

3 comentários:

  1. Posso não estar tão por dentro do mundo das críticas, mas acho que Cisne Negro não se encaixa nesse tópico. (Tá, falo isso porque é um dos meus favoritos mas... não penso que seria zebra se ele ganhasse).

    ResponderExcluir
  2. Pelo que andam falando, Cisne Negro é mais merecedor do prêmio principal do que A Rede Social.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Por mim Cisne Negro tbm não seria uma zebra, mas me baseei no que eu ouvi, afinal teve muita gente da crítica que não gostou do filme. E sim, eu o acho mais merecedor do que A Rede Social.

    ResponderExcluir