“Tenho-me esforçado por não rir das ações humanas, por não deplorá-las nem odiá-las, mas por compreendê-las.” (Baruch de Espinosa)
ENCONTRE AQUI
terça-feira, 3 de março de 2009
O PESO DA ÁGUA
Ficha Técnica
Título Original: The Weight of Water
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2002
Estúdio: Le Studio Canal+ / Miracle Pictures / imX Communications Inc. Distribuição: Lions Gate Films Inc./ Buena Vista International
Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro: Alice Arlen e Christopher Kyle, baseado em livro de Anita Shreve
Produção: A. Kitman Ho, Sigurjon Sighvatsson e Janet Yang
Música: David Hirschfelder
Fotografia: Adrian Biddle
Desenho de Produção: Karl Juliusson
Direção de Arte: Mark Laing
Figurino: Marit Allen
Edição: Howard E. Smith
Elenco
Catherine McCormack (Jean James)
Sean Penn (Thomas Janes)
Sarah Polley (Maren Hontvedt)
Josh Lucas (Rich Janes)
Elizabeth Hurley (Adaline Gunne)
Ciarán Hinds (Louis Wagner)
Ulrich Thomsen (John Hontvedt)
Anders W. Berthelsen (Evan Christenson)
Katrin Cartlidge (Karen Christenson)
Vinessa Shaw (Anethe Christenson)
Sinopse
Jean (Catherine McCormack) é uma fotojornalista que está pesquisando sobre o assassinato de duas mulheres a golpes de machado, ocorrido em 1873, para usá-lo em um editorial sobre outro duplo assassinato, este ocorrido nos dias atuais. Para ajudar na pesquisa ela, seu marido Thomas (Sean Penn), seu cunhado Rich (Josh Lucas) e Adaline (Elizabeth Hurley), a esposa dele, partem juntos em uma viagem de navio para New Hampshire. É quando Jean descobre documentos que explicam a morte ocorrida no século XIX através de uma testemunha ocular, fazendo com que ela mude o modo de escrever sobre o assassinato ocorrido mais recentemente.
CRÍTICA
O fato de um filme ser lançado diretamente em DVD e não passar pelo cinema faz com que ele acabe ficando um pouco desconhecido, mesmo tendo no elenco um astro como Sean Penn e atores interessantes como Elizabeth Hurley e Sarah Polley. A verdade é que O Peso Da Água é um filme difícil e que exige muito do espectador, o que gera uma grande divergência de opiniões.
Assim sendo, vamos aos seus pontos positivos e negativos. Em minha opinião são mais positivos que negativos, mas cada um que tire sua própria conclusão. Com um roteiro complicado e que causa a impressão (ou não) de que estão sendo contadas duas histórias ao mesmo tempo, aliado ao seu clima denso e movimentação lenta, tanto de formação do elenco quanto do modo como a câmera é conduzida, eleva o filme a um status de excessivamente longo. A verdade é que mesmo tendo pouco menos de duas horas de duração, o filme causa a impressão de ter-nos tirado a tarde toda.
Mas aí fica a pergunta, e daí? Lento e visualmente bonito, além de ser bem contado e montado, nos revela um jogo muito bem conduzido de passado e presente, sendo que em alguns momentos essa viagem é feita pelo próprio espectador. O grande mérito de O Peso Da Água é transformar um tema extremamente impactante e apelativo em uma bela fábula; diferenciando-se assim da maioria dos filmes do gênero, que acabam optando pelo lado mais impactante dos atributos de uma história como essa.
Vale à pena destacar também, o competente elenco, tanto principal como coadjuvante, que dá um excelente suporte ao bom roteiro e a simples, porém concisa, direção; que acena para toda a desenvoltura que um filme como esse exige. A belíssima fotografia em tons escuros, com toques de marrom também é interessantíssima e se encaixa com a proposta de arte da película.
Talvez eu cometesse um exagero colocando-o na sessão dos filmes para se ver, entretanto, sinto que acabo cometendo uma injustiça colocando nos filmes para se pensar duas vezes; todavia, como não existe no blog uma categoria intermediária, opto pela injustiça ao exagero. A verdade é que este filme pode não agradar por seu clima lento e pesado, mas é no limiar da balança uma ótima produção da sétima arte.
Se você é um telespectador que não se importa em liberar seu tempo para ver um filme que é ao mesmo tempo simples e pesado, lento e exigente, assista sem pestanejar que é certeza de tempo bem utilizado, agora se você é um telespectador que não gosta desse tipo de filme, mesmo assim, vale à pena tentar, já que ele pode te conquistar pelas qualidades que possui, fazendo com que você nem perceba que ele possui alguns probleminhas como eu listei acima. Pense duas vezes, mas assista
NOTA: 6,0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ahh..
ResponderExcluirEsse foi uma das piores recomendações que você já me fez!!rs..
Achei o filme extremaamente cansativo, demorado.. falta ação no fluir das cenas..
A história central do filme é interessante.. Mas não achei que foi bem contada.
Quando acabei de assisti-lo senti uma grandee perda do meu tempo..rs
=***