ENCONTRE AQUI

terça-feira, 3 de março de 2009

SANGUE NEGRO



Ficha Técnica

Título Original: There Will Be Blood
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 158 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Site Oficial: www.paramountvantage.com/blood
Estúdio: Miramax Films / Paramount Vantage / Ghoulardi Film Company
Distribuição: Paramount Pictures / Miramax Films / Buena Vista International
Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson, baseado em livro de Upton Sinclair
Produção: Daniel Lupi, JoAnne Sellar e Paul Thomas Anderson
Música: Jonny Greenwood
Fotografia: Robert Elswit
Desenho de Produção: Jack Fisk
Direção de Arte: David Crank
Figurino: Mark Bridges
Edição: Dylan Tichenor
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic



Elenco

Daniel Day-Lewis (Daniel Plainview)
Kevin J. O'Connor (Henry Brands)
Ciarán Hinds (Fletcher Hamilton)
Dillon Freasier (H.W. Plainview)
Barry Del Sherman (H.B. Ailman)
Russell Harvard (H.B. Ailman - velho)
Paul F. Thompkins (Prescott)
Randall Carver (Sr. Bankside)
Coco Leigh (Sra. Bankside)
Paul Dano (Paul Sunday / Eli Sunday)
Sydney McCallister (Mary Sunday)
Colleen Foy (Mary Sunday - adulta)
David Willis (Abel Sunday)
Christine Olejniczak (Mãe Sunday)
James Downey (Al Rose)
Dan Swallow (Gene Blaize)
Robert Arber (Charlie Wrightsman)
David Williams (Ben Blaut)
Irene G. Hunter (Sra. Hunter)
Hope Elizabeth Reeves (Elizabeth)
David Warshofsky (H.M. Tiford)
Tom Doyle (J.J. Carter)
Colton Woodward (William Bandy)
John Burton (L.P. Clair)
Hans Howes (Bandy)



Sinopse

Virada do século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de conflitos.



Premiações

- Ganhou 2 Oscars, nas categorias de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Fotografia. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição de Som.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Daniel Day-Lewis), além de ser indicado na categoria de Melhor Filme - Drama.
- Ganhou o BAFTA de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis), além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Paul Dano), Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Desenho de Produção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.
- Ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor e o prêmio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Berlim



CRÍTICA


Fruto de uma parceria entre um dos mais jovens e promissores diretores americanos e um já consagrado, mas “sumido” ator, Sangue Negro adquiriu status de clássico antes mesmo de se perpetuar ao longo do tempo. Melhor filme a estrear no Brasil em 2.008, o filme de Paul Thomas Anderson, é uma incrível viagem ao interior cruel e ganancioso do homem que faz tudo para se tornar poderoso, esquecendo de tudo e de todos ao mesmo tempo em que passa por cima de qualquer obstáculo que possa aparecer.

Sangue Negro relata os dois modos mais comuns de ganância; aquela que vem da clara oportunidade de domínio, e aquela que se cria com a tentativa desse domínio pelo outro. Anderson transforma em um animal cobiçador, um homem que poderia muito bem ser visto como um gênio empreendedor, adentrando as minúcias desse homem e o destrinchando até chegar ao que sobra por trás da máscara: o homem puro e cheio de desejos de dominar.

A fotografia de tons escuros, aliada aos planos extremamente abertos de cena em que Anderson resolveu filmar, dá todo um clima sombrio e altamente perturbador, junte-se isso ao silêncio que em vários momentos domina o filme, e as expressões dos atores que fazem parte do elenco, sejam os principais ou coadjuvantes, colocam Sangue Negro como um dos mais bem feitos filmes dos anos 2.000.

Anderson que já havia se destacado por obras anteriores como Magnólia e Embriagado de Amor, consegue seu melhor trabalho como diretor e roteirista, fazendo com que Sangue Negro transforme-se em um filme totalmente pessoal, com a cara, a mão, a expressão e os desejos de um diretor que tem tudo para ser um dos melhores da atualidade.

Como se já não bastasse, Sangue Negro conta com Daniel Day-Lewis em toda a sua genialidade e força. O modo como ele encarna o personagem e a forma como se expressa e atua é mágica, e coloca esta atuação entre as melhores da história do cinema. Não é sem razão que o ator anglo-irlandês ganhou todos os principais prêmios ofertados aos atores no circuito cinematográfico, isso inclui o seu segundo Oscar e seu primeiro Globo de Ouro, além do Prêmio do Sindicato Dos Atores e outros por aí afora. Incrivelmente perturbador Daniel Day-Lewis dá vida como nenhum outro ator conseguiria ao talento de Paul Thomas Anderson. Em resumo, para Sangue Negro ser um filme perfeito, seria necessário um gigante atrás da câmera, e um gênio a frente dela, e foi o que aconteceu.

Assista, não perca de jeito nenhum, seja para ver uma das melhores direções dos últimos tempos, ou seja, para ver uma das melhores atuações de todos os tempos, ou ainda pelo conjunto da obra, de qualquer modo vale a pena; pois com certeza você estará assistindo a um clássico, você estará assistindo ao melhor filme dos anos 2.000 e que com certeza será reconhecido com o passar dos anos como um dos melhores filmes de todos os tempos. Anderson e Day-Lewis queriam fazer um grande filme, não deu certo, eles fizeram uma obra-prima, talvez até muito maior do que os dois imaginassem.



NOTA: 10,0

5 comentários:

  1. Aeee Grande pablo, agora tenho onde ver quais filmes de qualidade assistir, pq até hj eu só pedia opinião ao dono da locadora..heheh
    Parabéns, adorei o blog! ta muito bom mesmo!
    Bjos e não pare de postar, to curiosa pro próximo post.

    ResponderExcluir
  2. vou aproveitar o espaço cinema pra te fazer uma pergunta.. se vc não souber eu não conheço ninguém que possa conhecer.. um filme q eu vih no canal futura, era em frances, e eu só vi o final, em que um juiz aposentado escuta os telefonemas dos vizinhos por uma frequencia de rádio, e uma menina modelo o conhece, e convence ele a parar de fazer isso que, de quebra, se entraga para policia... e no fim do filme o navio em que ela estava afunda no canal da mancha [como parece já ter acontecido com alguma mulher que já esteve anteriormente na vida do velho] mas ao contrário da primeira, essa sobrevive

    ResponderExcluir
  3. enfim, tema interessante o do seu blog ^^

    ResponderExcluir
  4. Bom eu já lhe respondi pessoalmente, mas para o caso de ter tido mais algum curioso pra ver este filme que vc citou acima; o nome é A Fraternidade é Vermelha, último filme da Trilogia das Cores de Kieslowski.

    ResponderExcluir
  5. Nãoo vi o filme, mas acho você suspeito pra falar dos filmes que o Daniel Day-Lewis fazz! uhahuahua =P

    =**

    ResponderExcluir