ENCONTRE AQUI

sexta-feira, 13 de março de 2009

EUROTRIP - PASSAPORTE PARA A CONFUSÃO



Ficha Técnica

Título Original: Eurotrip
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento (EUA / República Tcheca): 2004
Site Oficial: www.eurotrip-themovie.com
Estúdio: Stillking Films / Blue Sea Productions Inc. / The Montecito Picture Company Distribuição: DreamWorks Distribution LLC / UIP
Direção: Jeff Schaffer
Roteiro: Alec Berg, David Mandel e Jeff Schaffer
Produção: Alec Berg, Daniel Goldberg, David Mandel e Jackie Marcus
Música: James L. Venable
Fotografia: David Eggby
Desenho de Produção: Allan Starski
Direção de Arte: David Baxa, Jindrich Kocí e Nenad Pecur
Figurino: Julia Caston e Vanessa Vogel
Edição: Roger Bondelli
Efeitos Especiais: Pacific Title / Digital Dimension / Smoke and Mirrors / HimAnI Productions Inc. / Black Pool Studios


Elenco

Scott Mechlowicz (Scott Thomas)
Jacob Pitts (Cooper Harris)
Kristin Kreuk (Fiona)
Cathy Meils (Sra. Thomas)
Nial Iskhakov (Bert)
Michelle Trachtenberg (Jenny)
Travis Wester (Jamie)
Matt Damon (Donny)
Molly Schade (Candy)
Jakki Degg (Missy)
Lenka Vomocilova (Sissy)
Jessica Boehrs (Mieke Schmidt)
Patrick Rapold (Christoph)
Lucy Lawless (Madame Vandersexxx)
Jana Pallaske (Anna)
Steve Hytner (Fada Verde)
Vinnie Jones (Hooligan)
J.P. Manoux (Homem-Robô)
Fred Armisen (Italiano no trem)
Walter Sittler (Pai de Mieke)
Jack Marston (Papa)
Jeffrey Tambor (Pai de Scott)


Sinopse

Após se formar no 2º grau, Scott Thomas (Scott Mechlowicz) pensa em passar o verão com Fiona (Kristin Kreuk), sua namorada. Porém ela lhe dá um tremendo fora. Para piorar Scott segue os conselhos de Cooper Harris (Jacob Pitts), seu melhor amigo, e manda um e-mail desaforado para um amigo, Mieke (Jessica Boehrs), que mora em Berlim, pois Cooper acha que Mieke é gay. Só então descobre que Mieke é uma bela jovem, mas Scott não pode nem tentar se retratar, pois seu e-mail foi bloqueado por ela. Assim ele decide ir até Berlim achar Mieke, juntamente com Cooper. Viajando de um jeito econômico, eles vão primeiramente para Londres, que seria a primeira etapa de muitas confusões na tentativa de achar Mieke.



CRÍTICA


Brasileiro é no mínimo um povo interessante quanto a parcialidade e a aceitação de algumas situações, desde que "não coloquem o dele na reta". Me lembro quando saiu aquele filme Turistas, que aborda o Brasil de uma forma um pouco duvidosa ou o estardalhaço de algumas pessoas quando os Simpsons fez aquele episódio em que o Brasil é totalmente humilhado; todavia, vários desses mesmos brasileiros adoram um filme que faz a mesma coisa, só que com os europeus.

Eurotrip é um filme preconceituoso do início ao fim, aborda a Europa por uma temática ofensiva, parcial, inescrupulosa e mentirosa em seu grau máximo. Tá, tudo bem que o filme é uma comédia, e que talvez essa seja sua função: escrachar mesmo. Não creio que este tipo de argumento seja válido, já que as boas comédias são aquelas que conseguem exatamente o contrário; que é nos fazer rir, escrachar, sem ofender ou mentir, apenas criticar de uma forma contundente e válida, sem eufemismos ou malícias abusivas e sem sentido.

Se levarmos em conta as situações que ocorrem no filme, o buraco fica ainda mais fundo, já que são situações inusitadas e praticamente impossíveis de acontecer. Aquela sequência no Vaticano é um absurda falha de andamento, a visão do filme sobre a Eslováquia é revoltante e a passagem deles pela Holanda, só mostra a inveja e a vontade que todas as pessoas possuem por ver que pelo menos algumas pessoas do mundo conseguem passar a frente de seu tempo.

Um filme só para estado-unidenses e que deveria provocar revolta em outros países, pois é pela aceitação de filmes preconceituosos como este, que o circuito consegue encaixar outros e aí quando se mexe com o seu, a coisa aperta. Logicamente, que se os europeus ou nós mesmos fizéssemos um filme sobre os Estados Unidos com um terço da dose de preconceito que este possui, ele seria barrado e não entraria no gama de filmes que a população assistiria; e pensando um pouco melhor, talvez seja por motivos pequenos como esses e outros grandes que não vem ao caso neste texto que eles acabem sempre se saindo melhor que as outras nações.

Tirando esse aspecto, o filme peca em outras situações, como a atuação de Jacob Pitts que é de um mal gosto sem fim, e de Jessica Boehrs que aparece pouco, mas o suficiente para nem mesmo sua beleza salvar a dureza e falta de sentimento de sua atuação.Além disso, o filme tem um final péssimo, sem sentido e impossível de se acontecer, assim como várias outras situações a que o roteiro se submete. Salve uma piada ou outra e você terá mais um filme de adolescentes, igual, sem graça, com as mesmas preocupações fúteis e superficiais de sempre, que a maioria daqueles que entram nos nossos cinemas atualmente, só que este ainda é preconceituoso e mentiroso.

Uma lamentável e complicada experiência cinematográfica, que só mostra mais uma vez a deturpação da sétima arte e a crise sem fim em que o gênero da comédia está. E o pior, o filme é adorado por várias pessoas e vai continuar sendo, já que essas pessoas acreditam que se for pra dar uma risada ou divertir, vale ofender de forma mentirosa como este filme faz.

NOTA: 1,0

9 comentários:

  1. cheguei a pensar, por um breve momento, quando vih q filme estava postado, q teria um "POR QUE VER?"
    Oo
    eurimuito =P

    ResponderExcluir
  2. cara, definitivamente vc não sabe se divertir.

    cara, definitivamente, vc não sabe criticar sem no mínimo, ofender.

    na minha opinião, um dos filmes de comédia mais engraçados de todos os tempos. nem de longe inteligente, deveras mto preconceitoso. mesmo assim extremamente engraçado, assim como o ep de Simpsons no Brasil.

    já disse o publicitário numa propaganda de cerveja: ser feliz é rir da vida. e talvez ser completo é rir de si mesmo, parar e fazer uma analise qdo se é julgado, mesmo q com preconceito. algo do tipo "q será q eu fiz pra merecer tal julgamento?"

    concordo q aquele filme de ação (na verdade não sei o genero)q ce cito aí em cima é brabo. Só q ce noto quais foram as manchetes da ultima temporada? eu achei meio frequente a noticia "MAIS um turista estrangeiro foi roubado". q imagem q ce queria q a gente tivesse lá fora?

    Simpsons: favelas, apresentadoras de programa infantil com excessivo apelo sexual, samba, língua... qual imagem ce queria q um povo onde ser "esperto" é o q conta teria?

    definitivamente este filme entra na minha lista de filmes obrigatórios junto com Gigolô por Acidente e Os Gatões. Quesito "provocar gargalhadas incontroláveis" sem dúvida é 10. Potencializa ao extremo de forma negativa a conduta e aparencia da Europa, mas mesmo assim é um sarro.

    ser preconceituoso é o problema? então fala aí. o q dizer da Argentina, ou de Portugal? o q dizer sobre aquele roteiro, ou atuação, ou direção, da qual eu não gostei mto, sem ser preconceituoso ou sem esculachar quem tem opinião diferente da minha?

    genero de comédia deturpado? me diz aí: tres sujeitos atrapalhados em situações totalmente inusitadas e impossíveis. ou outros cinco doido, extremamente preconceituosos, totalmente machistas, em outras situações tantas em q o legal é foder com o outro. uma vila, com pessoas também mtissimo preconceituosas, de comportamento extremamente egoísta em q o foco é fazer graça com um menino orfão q não tem nem condições de se alimentar. simplesmente ícones da comédia em seus tempos. inclusive, a lista de "abusos" se estenderia aqui por várias páginas.

    sabe o q deveria ser dados à essas obras: licença poética. Imagina se alguem tivesse ido contra os preconceitos de Os Trapalhões? oou aquele sujeito chato q fica falando em filmes coisas do tipo "ah, isso é marmelada", ou "ah vá q isso seja possíveel q aconteça"....

    axo q essa crítica tá mais pra "colocaram o meu na reta". parcialidade? tem tanta gente q desconhece o sentido dessa palavra...

    seguinte: faz a crítica do Borat aí. Quero ver. Faz também sobre Os Trapalhões. sobre Chaves. E não vale se contradizer.

    ResponderExcluir
  3. Cara, no segundo parágrafo do meu texto eu digo exatamente isso! Vc citou comédias que colocam excelentes argumentos e fazem colocações que possuem um sentido primeiramente crítico e posteriormente caem em alguns preconceitos. Entretanto, Eurotrip não faz isso, é uma cartada preconceituosa atrás da outra sem nenhuma tentativa de se tirar algo disto.
    Grandes marcos da comédia se diferenciam de lixos como este exatamente por saberem criticar ao mesmo que fazem rir.
    Acredito que sei me divertir sim velho, só não acho que este filme seja uma boa diversão.
    Posso até fazer uma crítica do Borat sem problemas, e o resultado será diferente pelo que eu já disse acima, Os Trapalhões pra falar a verdade eu não possuo conhecimento suficiente e Chaves não entra no contexto do blog.
    Só para finalizar, a diferença entre parcialidade ou opinião de preconceito é tão grande quanto a diferença entre este Eurotrip e um bom filme.

    Agradeço novamente por passar aqui!

    ResponderExcluir
  4. bah, aquela velha manía de pseudo-inteligencia. então pra comédia ser boa ela deve fazer o publico pensar, e não rir?

    esse seu comentario pode ser interpretado como dito q simpsons no Brasil não foi preconceituoso. entendi direito?

    enfim. caguei de rir, do início ao fim. se alguem estiver procurando um filme de comédia com o único intuito de dar risada, pode assistir numa boa. agora, se quiser algo inteligente, vai ler Stephen Hawking. Ou assista à série Big Bang Theory. Mas não se assustem se não acharem graça. ou se não entenderem nada.

    ResponderExcluir
  5. Naum é issoo!!
    A comédia pode ter apenas o intuito de fazer rir, desde que não esculache de forma mentirosa e preconceituosa com algo. E realmente, ler Stephen Hawking ou ver Big Bang Theory é muito melhor que ver um filme do naipe deste!

    ResponderExcluir
  6. mto melhor? do pto de vista de quem? do seu, q se importa apenas com diamantes, q só quer ver "obras primas", ou do meu, q só quero esculaxa e dar risada da desgraça dos outros, ou até mesmo da minha própria, dependendo da situação?

    ResponderExcluir
  7. esse filme é muito retardado!!!
    eu achei um filme contraditório, pois ele é divertido (melhor do que esses filmes que só mostram putaria)zomba todo mundo mesmo mas é divertido...ah cairia naquela afirmação de que seria uma ofensa à esses países, mas só acrescentando o que vc disse sobre no caso dos simpsons que zombou de nós brasileiros no seu desenho...nós brasileiros temos que aceitar essa critica de boa (na minha opinião)o povo brasileiro está mal acostumado, só existe patriotismo em horas como essa, ou em copa do mundo ou qdo falam que a amazônia é uma área mundial... uma coisa temos que dizer que é fato.são poucos os filmes de comédia HOJE que vale a pena assistir e pelo menos em minha concepção não merecem criticas...

    ResponderExcluir
  8. ahhh acrescentando, o Eurotrip é um filme que vale a pena assistir....

    ResponderExcluir