ENCONTRE AQUI

sábado, 28 de fevereiro de 2009

IT - UMA OBRA-PRIMA DO MEDO


Ficha Técnica

Título Original: It
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 157 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1990
Estúdio: Warner Bros. Television / Lorimar Television / Green/Epstein Productions / Konigsberg/Sanitsky Company
Distribuição: Warner Bros. Television
Direção: Tommy Lee Wallace
Roteiro: Lawrence D. Cohen e Tommy Lee Wallace, baseado em livro de Stephen King
Música: Richard Bells
Fotografia: Richard Leiterman
Desenho de Produção: Douglas Higgins
Direção de Arte: Eric Fraser
Figurino: Monique Stranan
Edição: David Blangsted e Robert F. Shugrue
Efeitos Especiais: Fantasy II Film Effects


Elenco

Harry Anderson (Richard / Trashmouth' Tozier)
Dennis Christopher (Eddie Kaspbrak)
Richard Masur (Stanley Uris)
Annette O'Toole (Beverly Marsh Rogan)
Tim Reid (Michael Hanlon)
John Ritter (Ben Hanscom)
Richard Thomas (William Denbrough)
Tim Curry (Robert Gray / Pennywise / A Coisa)
Jonathan Brandis (William Denbrough - 12 anos)
Brandon Crane (Ben Hanscom - 12 anos)
Adam Faraizl (Eddie Kaspbrak - 12 anos)
Seth Green (Richard Tozier - 12 anos)
Ben Heller (Stanley Uris - 12 anos)
Emily Perkins (Beverly Marsh - 12 anos)
Marlon Taylor (Michael Hanlon - 12 anos)
Jarred Blancard (Henry Bowrs - 14 anos)
Olivia Hussey (Audra Phillips Denbrough)
Michael Cole (Henry Bowers)
Sheila Moore (Sonya Kaspbrak)
Florence Patterson (Gray Kersh)
Claire Brown (Arlene Hanscomb)


Sinopse

Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O'Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas.


Premiações

- Ganhou o Emmy de Melhor Trilha Sonora - Especial/Mini-série, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Edição - Especial/Mini-série.



CRÍTICA

Para os fãs dos livros de Stephen King e conseqüentemente fãs dos filmes baseados nos seus livros, It é um dos mais badalados tanto no quesito filme como livro. Enquanto que, segundo críticos literários, o livro A Coisa é o melhor trabalho de King, no cinema já não podemos dizer o mesmo.

It é um filme que eu gosto bastante e que marcou minha infância, todavia, apresenta vários problemas ao longo de sua narrativa. Infelizmente não li o livro, então acabo não podendo fazer qualquer tipo de comparação na relação livro-filme.

Esqueçamos então o livro, já que este blog tem apenas a intenção de analisar filmes, e nos concentremos no que a película It nos oferece de bom e o que ela nos oferece de ruim. O grande problema de It é ser um filme totalmente temporal, ou seja, ele só é bom e marcante quando você o assiste de uma determinada forma e em uma determinada época, se não for dessa forma, o filme perde a graça em vários momentos e não coloca medo em ninguém.

Eu me lembro de ter assistido a esse filme pela primeira vez quando tinha meus 9 ou 10 anos e o filme me atormentou bastante ao ponto de não conseguir sentir simpatia por mais nenhum palhaço até mesmo nos dias de hoje, entretanto, quando fui assisti-lo novamente hoje aos 23 anos, o filme já não tem o mesmo encanto e acaba soando até piegas.

Eu ainda me assombro com as risadas e aparições de Pennywise, mas é muito mais por me lembrar do medo que ele já me causou do que pelo que ele causa no momento em que vejo o filme. Meu ponto é o seguinte, o filme causa medo se você o assistir pela primeira até no máximo seus 12 ou 13 anos; se isso acontecer; o impacto que ele causa é tão grande que você se arrepiará sempre que vir o filme, não importa a idade; agora, se você já tem seus 20 anos e pensa em vê-lo pela primeira vez, muito provavelmente não terá nenhuma reação, achará o filme longo demais e ainda se enfurecerá com o final um pouco estranho.

Além disso, It possui alguns problemas de andamento e direção, principalmente no início quando o elenco é basicamente de crianças. Por outro lado, Pennywise, que é o grande centro do filme está muito mais presente e assustador na primeira metade, fazendo dela, mesmo com os probleminhas citados acima, a melhor parte do filme e gerando uma queda de rendimento na segunda metade do mesmo.

Bom, mas até agora eu só falei os problemas de It, entretanto ele está na sessão para pensar duas vezes e não na para se passar longe, então algo de bom ele tem, correto? Correto! It assusta, perturba e a risada daquele palhaço é simplesmente aterrorizante. A maquiagem e a trilha sonora com músicas de parque de diversões em sua grande parte provocam uma sensação de infância quebrada que incomoda. Além disso, o filme simplesmente coloca um dos maiores ícones da infância; ou seja, o palhaço; como a própria encarnação do mal e o destruidor dessa mesma infância.

Querendo ou não, longo ou não, It é um filme de terror que ou você vai gostar muito ou vai detestar muito; pegue sua opinião e a assuma; eu gosto, ele me assusta e aquele palhaço é facilmente uma das coisas mais aterrorizantes que eu já vi, mas, pelo fato de nem todos beberem da mesma opinião que eu, é que ele se encontra nessa sessão, já que por mim, ele estaria na para ver.


NOTA: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário