ENCONTRE AQUI

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PÂNICO 4



A série Pânico causou um verdadeiro frisson em meio aos fãs de filme de terror nos anos 90. A história do assassino mascarado, Ghostface, à solta em meio ao campus da pequena cidade Woodsboro rendeu três episódios muito divertidos com direito a muito suspense, sangue e adolescentes com os hormônios à flor da pele. Mas nos anos 2000, o sucesso dos filmes paródia da série Todo Mundo em Pânico ridicularizou a série do nosso querido esfaqueador e hoje fica quase impossível levar a sério os filmes originais. A fórmula simplesmente não funciona mais. O filme causa risadas em vez de medo. Ciente disso, o sagaz e experiente diretor Wes Craven, não se amedrontou e decidiu, com uma fina sutileza, tirar sarro da própria franquia. Deu certo. Muito certo. Pânico 4 é atual, divertido e muito engraçado. Na história, durante a comemoração do aniversário de 10 anos desde os primeiros ataques em Woodsboro, a sobrevivente Sidney Prescott volta à cidade para o lançamento de seu novo livro, mas tem que tentar achar o novo assassino à solta que está atrás da sobrinha dela. Aqui a proposta não é causar medo ou sustos ao espectador.

O filme investe em diálogos eficientes, uma história recheada de personagens interessantes e muita ação. As situações são sempre inconsistentes e nada verossímeis. Mas não é por isso que o filme deixa de encantar. Há uma discussão sobre a banalização e a crise mercadológica dos filmes de terror, que apenas causam repulsa com cenas nojentas em vez de causar espanto ou aflição pela violência e o excesso de sequências lançadas só pelo dinheiro das bilheterias. O filme também deixa uma crítica sobre o apego excessivo dos jovens pelas novas tecnologias, pelas redes sociais e pela necessidade de aparecer na mídia. Quando perguntam para uma adolescente por que ela quer tanto ficar famosa na internet, ela responde com tom de indignação: “o que você espera que eu faça? Entre para alguma faculdade, faça pós-graduação, arranje um emprego?”. 

O que mais espanta em Pânico 4 é que um filme supostamente tão sem proposta tenha um eixo crítico tão criativo. Outro ponto interessante é a participação massiva de atores de seriados da TV americana. Além de Courtney Cox Arquette, de Friends, que já estava na série original, participam também Ana Paquin, de True Blood; Adam Brody, de The O.C., Kristen Bell de Veronica Mars, Anthony Anderson, de Law and Order, Hayden Panatierre de Heroes e muitos outros.

Scream 4 (EUA, 2011)


NOTA: 7,5

Um comentário:

  1. Gostei da postagem ;)

    E o filme é bacana mesmo, é mais engraçado que assustador, mas é isso que faz o filme funcionar.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir