Como minha intenção aqui é escolher aqueles que julgo os maiores na história do cinema, e isso conta vários critérios não pessoais, ficaram de fora algumas de minhas animações favoritas (Vida De Inseto, A Nova Onda Do Imperador, Irmão Urso), para darem lugar a animações que revolucionaram ou criaram no imaginário das pessoas algo que vai além de simples preferência, eis aqui então minhas escolhas.
10 - SPIRIT - O CORCEL INDOMÁVEL (Spirit: Stallion of the Cimarron)- 2.002

Uma animação muito pouco conhecida, até pelo fato de fugir um pouco do eixo comercial. Entretanto, isso não prejudica toda a beleza e sensibilidade desta ótima fita, que conta a história de um corcel maltratado por seu dono e que encontra em um índio um amigo e companehiro. Vale destaque o fato de que não há falas pela parte dos animais e a belíssima trilha-sonora, daquele que é facilmente uma das mais belas histórias produzidas no cinema de animação.
09 – PERSEPÓLIS (Persepolis)- 2.007

Animação francesa que se difere de todo o resto da lista por não ter como público alvo as crianças. Crítica ferrenha às hipocrisias políticas e à forma de vida outorgada pelo governo iraniano quando se refere à religiosidade e a maneira de viver que as mulheres devem assumir. O filme é brilhante mesmo com traços bem simples, já que a estética do desenho não é sua principal função. Persepólis é uma história muito bem contada e muito bem desenvolvida, mas é para adultos, não tem nada de infantil aqui.
08 – MOGLI –O MENINO LOBO ( The Jungle Book)- 1.967

"Somente o necessário, somente o necessário..." e por aí vai; e aquele que nunca ouviu ou cantou esta música que atire a primeira pedra. Mogli é simplesmente um dos ícones mais marcantes da história do cinema mesmo fora do âmbito da animação. É o segundo representante mais antigo de nossa lista, e um dos maiores clássicos da animação, sendo sua presença aqui mais do que justa.
07 - PROCURANDO NEMO ( Finding Nemo)- 2.003

Provavelmente Nemo seja o maior clássico do cinema de animação, desde que os traços computadorizados dominaram os fabricantes de animação; e não é para menos, já que Procurando Nemo é um filme completo, que viaja desde a infância inocente, passa pela comédia bem dosada, o drama típico das animações e logicamente um bela lição de moral. Em outras palavras, Procurando Nemo é uma animação completa que encanta tanto a jovens como a adultos.
06 - A VIAGEM DE CHIHIRO (Sen to Chihiro No Kamikakushi)- 2.001

Representante maior da entrada do traço japonês característico do mangá na produção cinematográfica de animação do circuito americano, A Viagem De Chihiro ainda é a melhor produção desta nova investida. Toda a magia colocada ao longo da fita, com um paixão descomunal do ótimo Hayao Miyazaki, fazem de Chihiro um filme cativante como poucos, e obrigatório na coleção de qualquer fã de animação ou do próprio cinema em si. Diferente, bonito e tocante, Chihiro foi com certeza um grande marco no cinema de animação, e isto faz com que sua sexta posição seja totalmente plausível.
05 - WALL-E (Wall-e)- 2.008

O representante mais atual de nossa lista. Wall-E se tornou clássico antes mesmo de cair nas graças do público, devido ao seu caráter totalmente inovador se levarmos em consideração o cinema de animação. O aspecto visual e o excelente roteiro, aliado ao carisma de todos os personagens e principalmente de seu protagonista, transformam Wall-e não só em uma animação de primeiro nível, mas também em uma das melhores fitas da década.
04 – A BELA E A FERA ( Beauty And The Beast)- 1.991

A mais bela de todas as animações já produzidas e uma das marcantes produções do cinema de mesmo gênero. A Bela e a Fera é charmoso, tocante, sem parecer chato ou meloso. Com uma história fascinante, boas intervenções dramáticas e cômicas e uma trilha sonora espetacular, fizeram com que este filme fosse o único em toda a história do cinema de animação a concorrer ao Oscar de Melhor Filme em seu ano, e olha que tem gente que defende até hoje que ele deveria ter vencido.
03 – TOY STORY ( Toy Story)- 1.995

A história de uma turma de brinquedos e suas aventuras entra muito mais neste pódio por seu caráter inovador e sua importância para a história do cinema. A animação com o adjunto da computação gráfica se faz presente pela primeira vez e revoluciona todo o gênero de animação, fazendo com que nos dias de hoje, esta técnica tenha passado de exceção à regra. Por ser o primeiro de muitos, Toy Story leva a medalha de bronze.
02 – BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (Snow White and the Seven Dwarfs)- 1.937

Bom, pelo mesmo critério que Toy Story levou o bronze, Branca de Neve leva a medalha de prata. O primeiro longa de animação é aquela história que todos nós conhecemos e que passamos a admirar, por ter sido a criadora de um gênero que leva milhares de pessoas aos cinemas e por ser extremamente engraçada, ingênua e bela de uma forma única. Dificilmente alguém que não entenda muito bem a importância de um filme como esse para a história do cinema concordará comigo, mas não tem como discutir muito isso, afinal é fácil copiar, mas criar é sempre um processo complicado.
01 – O REI LEÃO ( The Lion King)- 1.994

Sim, esta escolha eu me dei ao luxo de seguir o caráter subjetivo deste mesmo que vos escreve. O Rei Leão é minha animação favorita, um dos meus filmes favoritos, além do fato de ter marcado minha infância de forma única. Parcialidades a parte, talvez muitos discordem do primeiro lugar, mas poucos discordariam de incluir este clássico do cinema em uma lista dos melhores do seu gênero. Até por que, O Rei Leão é completo, bem desenhado, um ótimo roteiro, bem conduzido, personagens marcantes, engraçados e sagazes e uma trilha sonora como poucas. É difícil entender o porquê alguns filmes causam coisas tão fortes em você, mas é fácil entender o que causam, e O Rei Leão é um destes, pelo menos para mim e para várias pessoas com quem já conversei. Um clássico, um marco e para este que vos fala a melhor animação de todos os tempos.