ENCONTRE AQUI

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AS 10 MAIORES ANIMAÇÕES DE TODOS OS TEMPOS!

O gênero de animação é facilmente um dos melhores e um dos poucos que parece não se afundar em uma crise sem fim, quando consideramos o quesito atualidade. A verdade é que o setor de animação é o que melhor soube aproveitar as inovações tecnológicas e se utilizar delas para fazer grandes filmes. Entretanto, animações mais "antigas" no âmbito da tecnologia, continuaram sendo feitas e com grande qualidade. Assim sendo, ao contrário das comédias no post anterior desta mesma categoria, a maioria dos escolhidos para figurar entre os 10 melhores são mais atuais, até por que se trata de um gênero que esteve sempre presente ma história do cinema, mas que teve o seu "boom" nos anos 90.

Como minha intenção aqui é escolher aqueles que julgo os maiores na história do cinema, e isso conta vários critérios não pessoais, ficaram de fora algumas de minhas animações favoritas (Vida De Inseto, A Nova Onda Do Imperador, Irmão Urso), para darem lugar a animações que revolucionaram ou criaram no imaginário das pessoas algo que vai além de simples preferência, eis aqui então minhas escolhas.


10 - SPIRIT - O CORCEL INDOMÁVEL (Spirit: Stallion of the Cimarron)- 2.002



Uma animação muito pouco conhecida, até pelo fato de fugir um pouco do eixo comercial. Entretanto, isso não prejudica toda a beleza e sensibilidade desta ótima fita, que conta a história de um corcel maltratado por seu dono e que encontra em um índio um amigo e companehiro. Vale destaque o fato de que não há falas pela parte dos animais e a belíssima trilha-sonora, daquele que é facilmente uma das mais belas histórias produzidas no cinema de animação.


09 – PERSEPÓLIS (Persepolis)- 2.007



Animação francesa que se difere de todo o resto da lista por não ter como público alvo as crianças. Crítica ferrenha às hipocrisias políticas e à forma de vida outorgada pelo governo iraniano quando se refere à religiosidade e a maneira de viver que as mulheres devem assumir. O filme é brilhante mesmo com traços bem simples, já que a estética do desenho não é sua principal função. Persepólis é uma história muito bem contada e muito bem desenvolvida, mas é para adultos, não tem nada de infantil aqui.


08 – MOGLI –O MENINO LOBO ( The Jungle Book)- 1.967



"Somente o necessário, somente o necessário..." e por aí vai; e aquele que nunca ouviu ou cantou esta música que atire a primeira pedra. Mogli é simplesmente um dos ícones mais marcantes da história do cinema mesmo fora do âmbito da animação. É o segundo representante mais antigo de nossa lista, e um dos maiores clássicos da animação, sendo sua presença aqui mais do que justa.


07 - PROCURANDO NEMO ( Finding Nemo)- 2.003



Provavelmente Nemo seja o maior clássico do cinema de animação, desde que os traços computadorizados dominaram os fabricantes de animação; e não é para menos, já que Procurando Nemo é um filme completo, que viaja desde a infância inocente, passa pela comédia bem dosada, o drama típico das animações e logicamente um bela lição de moral. Em outras palavras, Procurando Nemo é uma animação completa que encanta tanto a jovens como a adultos.


06 - A VIAGEM DE CHIHIRO (Sen to Chihiro No Kamikakushi)- 2.001



Representante maior da entrada do traço japonês característico do mangá na produção cinematográfica de animação do circuito americano, A Viagem De Chihiro ainda é a melhor produção desta nova investida. Toda a magia colocada ao longo da fita, com um paixão descomunal do ótimo Hayao Miyazaki, fazem de Chihiro um filme cativante como poucos, e obrigatório na coleção de qualquer fã de animação ou do próprio cinema em si. Diferente, bonito e tocante, Chihiro foi com certeza um grande marco no cinema de animação, e isto faz com que sua sexta posição seja totalmente plausível.


05 - WALL-E (Wall-e)- 2.008



O representante mais atual de nossa lista. Wall-E se tornou clássico antes mesmo de cair nas graças do público, devido ao seu caráter totalmente inovador se levarmos em consideração o cinema de animação. O aspecto visual e o excelente roteiro, aliado ao carisma de todos os personagens e principalmente de seu protagonista, transformam Wall-e não só em uma animação de primeiro nível, mas também em uma das melhores fitas da década.


04 – A BELA E A FERA ( Beauty And The Beast)- 1.991



A mais bela de todas as animações já produzidas e uma das marcantes produções do cinema de mesmo gênero. A Bela e a Fera é charmoso, tocante, sem parecer chato ou meloso. Com uma história fascinante, boas intervenções dramáticas e cômicas e uma trilha sonora espetacular, fizeram com que este filme fosse o único em toda a história do cinema de animação a concorrer ao Oscar de Melhor Filme em seu ano, e olha que tem gente que defende até hoje que ele deveria ter vencido.


03 – TOY STORY ( Toy Story)- 1.995



A história de uma turma de brinquedos e suas aventuras entra muito mais neste pódio por seu caráter inovador e sua importância para a história do cinema. A animação com o adjunto da computação gráfica se faz presente pela primeira vez e revoluciona todo o gênero de animação, fazendo com que nos dias de hoje, esta técnica tenha passado de exceção à regra. Por ser o primeiro de muitos, Toy Story leva a medalha de bronze.


02 – BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (Snow White and the Seven Dwarfs)- 1.937



Bom, pelo mesmo critério que Toy Story levou o bronze, Branca de Neve leva a medalha de prata. O primeiro longa de animação é aquela história que todos nós conhecemos e que passamos a admirar, por ter sido a criadora de um gênero que leva milhares de pessoas aos cinemas e por ser extremamente engraçada, ingênua e bela de uma forma única. Dificilmente alguém que não entenda muito bem a importância de um filme como esse para a história do cinema concordará comigo, mas não tem como discutir muito isso, afinal é fácil copiar, mas criar é sempre um processo complicado.


01 – O REI LEÃO ( The Lion King)- 1.994



Sim, esta escolha eu me dei ao luxo de seguir o caráter subjetivo deste mesmo que vos escreve. O Rei Leão é minha animação favorita, um dos meus filmes favoritos, além do fato de ter marcado minha infância de forma única. Parcialidades a parte, talvez muitos discordem do primeiro lugar, mas poucos discordariam de incluir este clássico do cinema em uma lista dos melhores do seu gênero. Até por que, O Rei Leão é completo, bem desenhado, um ótimo roteiro, bem conduzido, personagens marcantes, engraçados e sagazes e uma trilha sonora como poucas. É difícil entender o porquê alguns filmes causam coisas tão fortes em você, mas é fácil entender o que causam, e O Rei Leão é um destes, pelo menos para mim e para várias pessoas com quem já conversei. Um clássico, um marco e para este que vos fala a melhor animação de todos os tempos.

2 comentários:

  1. Metrópolis é muito mais foda que Chihiro.
    Wall-e é muito melhor que o Rei Leão.
    E se não souber quem sou eu, no próximo War combino com o Bruno e com o Alfredo pra matar você primeiro.

    ResponderExcluir
  2. E posso saber pq raios vc posta anônimo?? Você também não me disse se curtiu a crítica do A Origem ou não. Um duelo com os outros 3 titãs é sempre bem-vindo, porém parece cada vez mais impossível. ahuuhauhahuahua!

    Abraço

    ResponderExcluir