ENCONTRE AQUI

domingo, 17 de maio de 2009

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

Ficha Técnica

Título Original: Slumdog Millionaire
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Inglaterra): 2008
Site Oficial: www.quemquerserummilionario.com.br
Estúdio: Celador Films / Film4
Distribuição: Fox Searchlight Pictures / Europa Filmes
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup
Produção: Christian Colson
Música: A.R. Rahman
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Desenho de Produção: Mark Digby
Figurino: Suttirat Anne Larlarb
Edição: Chris Dickens


Elenco

Dev Patel (Jamal K. Malik)
Ayush Mahesh Khedekar (Jamal K. Malik - criança)
Tanay Chheda (Jamal K. Malik - jovem)
Freida Pinto (Latika)
Rubiana Ali (Latika - criança)
Tanvi Ganesh Lonkar (Latika - jovem)
Madhur Mittal (Salim)
Azharuddin Mohammed Ismail (Salim - criança)
Ashutosh Lobo Gajiwala (Salim - jovem)
Chirag Parmar (Arvind - criança)
Janet de Vigne (Ada)
William Relton (Peter)
David Gilliam (Clark)
Mia Drake (Adele)
Arfi Lamba (Bardi)
Taira Colah (Nasreen)
Anil Kapoor (Prem Kumar)
Feroz Abbas Khan (Amitabh Bachchan)
Saurabh Shukla (Sargento Srinivas)
Sunil Kumar Agrawal (Sr. Chi)
Mahesh Manjrekar (Javed)
Sanchita Choudhary (Mãe de Jamal)
Himanshu Tyagi (Sr. Nanda)
Sharib Hashmi (Prakash)


Sinopse

Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.


Premiações

- Ganhou 8 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Jai Ho") e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original ("O Saya").
- Ganhou 4 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou 7 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Ator (Dev Patel), Melhor Atriz Coadjuvante (Freida Pinto) e Melhor Direção de Arte.
- Ganhou o Prêmio do Público, no Festival de Toronto.



CRÍTICA


Eis que venho, atendendo a pedidos, publicar minha singela opinião sobre o vencedor do Oscar de melhor filme do ano de 2.009 e multi- premiadíssimo, Quem quer ser um milionário? O mais interessante é notar, como um filme não- hollywoodiano (será?) conseguiu encontrar tão bem o caminho das pedras dos críticos ao redor do mundo, a ponto de os elogios ao redor desta obra se transformarem em algo taxativo e cotidianamente comum.

A fita em si, é realmente muito boa, cativante, envolvente, e que dosa muito bem sentimentalismos e “emocionismos” enquanto trabalha o tempo inteiro com situações e colocações extremamente sentimentais e emocionais. Logicamente, que o caráter social e crítico a uma sociedade e a forma que esta se organiza e age, fica como um bom e interessante plano de fundo, brilhando nos olhos daqueles que conseguem ver o real sentido de algumas atitudes das personagens, para não dizer todas as atitudes.

O roteiro é particularmente o que mais gosto no filme, já que é impressionante como se conseguiu amarrar tão bem as situações que em muitos momentos são complicadas, a ponto de não haver nenhum buraco sequer, pelo menos nenhum que tenha sido captado pelos olhos desta pessoa que aqui vos fala. O elenco de desconhecidos empolga e mantém a trama em alto nível, apesar de não termos nenhuma atuação realmente monstruosa no bom sentido, ou que marque a história do cinema ou coisas do tipo, hehehehehe.

Apesar de colocar este aspirante a clássico (já que em minha opinião, clássico ele nunca será), na sessão Para Ver, faz-se necessário algumas colocações.
Este filme só possui um defeito realmente relevante, e que infelizmente não depende do mesmo, que é todo o exagero e modismo que se colocou ao redor da fita. Quem conhece o trabalho do diretor Boyle, sabe que houve uma tentativa até certo ponto bem descarada, deste mesmo, conseguir finalmente adentrar no circuito dos grandes cineastas de Hollywood, e isso explica o ponto de interrogação entre parênteses no primeiro parágrafo.

Quem quer ser um milionário?, não é, nem de longe, o melhor filme do diretor inglês, afinal quem realmente crê que este filme seja melhor que Trainspotting? Ninguém que realmente tenha captado a mensagem e o brilhantismo deste último. Para fãs mais fiéis e que acompanham o trabalho do diretor desde sua fase mais “independente”, Quem quer ser um milionário? possui uma falta de ousadia e uma burocratização excessiva, já que soa muito certinho e bonitinho o tempo todo; falta a sujeira do termo “independente” na fita, ou seja, é um Boyle um pouco mais comercial.

Além disso, Quem quer ser um milionário? não é o melhor filme do ano, já que acho Frost/Nixon (já comentado anteriormente neste mesmo blog, hehehe) um filme muito mais interessante e muito mais sensato e presente, e muito menos o melhor filme da década como ouvi de alguns exagerados por aí, a fita em questão nada mais é, do que um filme muito bom,e que se perpetuará ao longo do tempo como um filme que não se elevará deste grau.

Finalizando, falamos aqui de um excelente filme, que deve ser visto sim, entretanto o exagero envolto ao mesmo, e todo o prestígio dado pela vitória no Oscar, transformaram esta fita em algo que ela não é, assim sendo, você tem duas alternativas: se assistir ao filme com a mentalidade de que se está perante a um clássico, provavelmente haverá certa decepção, agora se o caminho que você escolher for o de apreciar a este filme pelo que ele é, ou seja, uma ótima película, parabéns, pois você fez uma ótima escolha, e não precisará ler este pequeno comentário que fiz para perceber isso.





NOTA: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário