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domingo, 10 de maio de 2009

O MENSAGEIRO DO DIABO

Ficha Técnica

Título Original: The Night of the Hunter
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1955
Estúdio: United Artists / Paul Gregory Productions
Distribuição: United Artists / Columbia Pictures Corporation Ltd.
Direção: Charles Laughton
Roteiro: James Agee, baseado em livro de Davis Grubb
Produção: Paul Gregory
Música: Walter Schumann
Fotografia: Stanley Cortez
Desenho de Produção: Al Spencer
Direção de Arte: Hilyard M. Brown
Figurino: Jerry Bos
Edição: Robert Golden


Elenco

Robert Mitchum (Harry Powell)
Shelley Winters (Willa Harper)
Lillian Gish (Rachel Cooper)
James Gleason (Birdie Steptoe)
Evelyn Varden (Icey Spoon)
Peter Graves (Ben Harper)
Don Beddoe (Walt Spoon)
Billy Chapin (John Harper)
Sally Jane Bruce (Pearl Harper)
Gloria Castillo (Ruby)


Sinopse

Durante a Depressão, no início dos anos 30, Ben Harper (Peter Graves) roubou o banco de West Virginia, matou duas pessoas e fugiu para sua casa com 10 mil dólares, que escondeu na boneca de sua filha. Antes de ser preso Ben fez que John (Billy Chapin) e Pearl (Sally Jane Bruce), seu casal de filhos, jurassem que nunca iriam dizer onde o dinheiro estava escondido. Harry Powell (Robert Mitchum), um assassino que se faz passar por pregador, é preso em uma casa de espetáculos por ter roubado um carro e mandado para a mesma cela de Ben, que foi condenado a morrer na forca. Enquanto esperava a execução Ben tinha sonhos que revelavam algo sobre o dinheiro, mas não tudo. Ben é executado e Harry, após cumprir uma pena de 30 dias, é libertado e então ruma para a casa de Ben. Harry chega ao lugarejo onde a família de Ben vivia e se insinua com os vizinhos Icey (Evelyn Varden) e Walt Spoon (Don Beddoe), que têm uma loja de doces, e impressiona o casal com seus dons como pregador. Willa Harper (Shelley Winters), a viúva de Ben, fica deslumbrada por Harry e logo os dois estão casados. Quando Henry constata que ela será um obstáculo para o dinheiro, corta sua garganta e joga seu corpo dentro do rio. Ele tenta fazer com que as crianças digam onde está o dinheiro, mas se Pearl mostra sinais de fraqueza John vigia sua irmã para que nada revele. Quando a situação fica insustentável as crianças fogem, descendo o rio em um pequeno barco. Mas Powell está determinado em conseguir o dinheiro e vai no encalço de John e Pearl.



CRÍTICA


Imagine a seguinte situação: um homem que descobre uma grande quantia em dinheiro escondida na casa de seu companheiro de cela que está prestes a morrer enforcado, e resolve se passar por um pregador para se infiltrar nesta casa e pegar para si o dinheiro. Este é o pano de fundo de um dos mais assustadores e de um dos maiores clássicos do suspense e por que não dizer da história do cinema. Diga-se de passagem que esta reputação é totalmente válida e coerente, já que estamos diante de uma obra fantástica.

Relatado quase que todo do ponto de vista de crianças, O Mensageiro Do Diabo, se passa em uma época conturbada da história americana, logo após a queda da bolsa de 1.929, gerando um bom respaldo para as atitudes tanto do pai das crianças ao roubar o banco e esconder o dinheiro, quanto do próprio pregador em si, louco e obcecado por esse dinheiro, e utilizando-se de seu domínio das palavras , tanto no sentido teológico quanto no sentido léxico em si.

Charles Laughton dirige de forma pouco inovadora, porém muito competente, com câmeras estáticas, onde os movimentos e ações dependem única e exclusivamente dos atores, além disso em cenas mais amplas Laughton filma de cima pra baixo, quase que para criar um clima de tontura no espectador; entretanto, o maior mérito de Laughton é se utilizar brilhantemente da fotografia preto e branca e do efeito de sombra para criar o clima de suspense nas cenas que julgava poder gerar uma frénesi maior no espectador, e são exatamente estas cenas que são as melhores do filme, ou seja, Laughton acertou em cheio.

Cheio de cenas marcantes, como as aparições do pregador apenas em sombra, com um chapéu que gera uma sensação de que as abas se transformam em chifres, como se fosse uma analogia ao próprio demônio, a descida das crianças ao longo do rio, onde Laughton alterna entre planos abertos para mostrar as crianças e closes de uma fauna e flora pantanosa, além de uma das cenas finais onde o canto do pregador Powell e da Sra. Cooper se unem na canção " Trust In Jesus", porém pensando e se preparando para desfechos diferentes. Nada de efeitos especiais baratos, ou sangue jorrando, o terror aqui é puramente psicológico.

Robert Mitchum está brilhante, e intepreta de forma majestosa um homem obcecado e sem pudor nenhum, a ambição pura e simples em forma de homem. A dicotomia amor/ódio, tatuadas na mão do personagem principal está presente em todo o filme, e tem seus momentos de extase máximo na briga entre as próprias mãos do pregador Powell, ilustrando muito bem o que é o poder de um homem dominado por um destes dois. O interessante é perceber que ao longo da fita, estes dois elementos caminham juntos, representados nas figuras das crianças e na do próprio Powell em si.

O seu final um pouco "capriano", pode não agradar fãs mais radicais de suspenses, e que buscam uma luta maior e um final um pouco mais mirabolante e de certo modo até maldoso e cruel, ou um desfecho em que pelo menos, surja algo que possa ser criado daquilo, para uma possível modificação de ambiente ou até mesmo um ressurgimento, em outras palavras, a erradicação total e absoluta de um dos lados, pode fazer com que a apreciação da fita perca um pouco seu caráter completo aos olhos de fãs um pouco mais exigentes do gênero e não do cinema em si.

Nada que atrapalhe uma obra-prima, que infelizmente teve um reconhecimento tardio e que fez com que Charles Laughton continuasse nos brindando apenas com suas atuações e não mais com seu talento como diretor, por um outro lado, isto criou uma aura em torno do nome de Laughton que não se esvairá, e isso só poderia ser criado por um filme excepcional como este. Definitivamente um clássico em seu mais alto grau, obrigatório para toda e qualquer videoteca, e necessário para qualquer fã, seja ele de suspense ou de cinema da melhor qualidade.


NOTA: 10,0

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