ENCONTRE AQUI

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PLATOON

Ficha Técnica

Título Original: Platoon
Gênero:Guerra
Duração: 120 min
Ano De Lançamento:1986
Estúdio:Cinema 86 / Hemdale Film Corporation
Distribuidora:Orion Pictures Corporation / MGM
Direção: Oliver Stone
Roteiro:Oliver Stone
Produção:Arnold Kopelson
Música:Georges Delerue
Fotografia:Robert Richardson
Direção De Arte:Rodel Cruz e Sherman Williams
Edição:Claire Simpson


Elenco

Tom Berenger (Sargento Barnes)
Willem Dafoe (Sargento Elias)
Charlie Sheen (Chris)
Forest Whitaker (Big Harold)
Francesco Quinn (Rhah)
John C. McGinley (Sargento O'Neill)
Richard Edson (Sal)
Kevin Dillon (Bunny)
Reggie Johnson (Junior)
Keith David (King)
Johnny Depp (Lerner)
David Neidorf (Tex)
Mark Moses (Tenente Wolfe)
Chris Pedersen (Crawford)
Tony Todd (Warren)
Corkey Ford (Manny)
Dale Dye (Capitão Harris)


Sinopse

Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.


Premiações
 
- Vencedor de 4 Oscars: Melhor Filme,  Melhor Diretor - Oliver Stone, Melhor Edição, Melhor Som, foi indicado ainda nas categorias: Melhor Ator Coadjuvante - Willem Dafoe, Melhor Ator Coadjuvante - Tom Berenger, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Original.
- Vencedor do Globo De Ouro de: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor - Oliver Stone, Melhor Ator Coadjuvante - Tom Berenger, além de indicado na categoria de Melhor Roteiro.
- Vencedor do Bafta de: Melhor Diretor - Oliver Stone, Melhor Edição. Indicado também na categoria de: Melhor Fotografia.
- Vencedor do Independent Spirit Awards nas categorias de: Melhor Filme,  Melhor Diretor - Oliver Stone, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro. Indicado também na categoria de Melhor Ator Coadjuvante - Willem Dafoe.
- Ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor - Oliver Stone no Festival De Berlim.



CRÍTICA


É realmente complicado descrever ou dizer algo sobre um filme tão tocante e chocante. Platoon é provavelmente o maior filme de guerra já produzido, ou pelo menos aquele que consegue ser mais cru e ao mesmo realista, sobre a mais polêmica de todas as guerras: A Guerra do Vietnã.

O diretor Oliver Stone foi soldado no Vietnã, e possui autoridade para retratá-la como ninguém, e fez isso em vários filmes, mas em Platoon ele chegou ao seu auge, conseguindo um retrato contundente e preciso tanto dos movimentos da guerra, quanto dos sentimentos e problemas que ela causa. Stone personaliza todo o seu clássico "exagero" como diretor, e eleva a Guerra Do Vietnã a potências infinitas, gerando cenas e seqüências que ficaram para sempre marcados na história do cinema.

Vale muito à pena identificar as fantásticas cenas e o realismo que Stone consegue colocar nas cenas, aliando sua pesada e emotiva câmera, a um excelente trabalho de som, produção e edição, não deixando de pesar o excelente elemento cenográfico, que reproduz exatamente o ambiente enfrentado pelos soldados, seja nas cenas de batalha, ou mesmo nos acampamentos, algo que só alguém que viu a guerra de perto como Stone conseguiria reproduzir com tanta maestria.

O roteiro é sensato e contundente, e vai mexendo com os sentimentos do espectador de um modo muito profundo. O que alguns podem argumentar é que Stone possa ter tentado desmistificar um pouco a crueldade do soldado americano; mas isso pode gerar problemas, já que naquele momento da guerra que Platoon relata, a influência do governo americano era clara, fazendo com que muitos soldados fossem até lá sem a menor idéia do que realmente estava acontecendo.

Vale destaque para o bom elenco escalado pela equipe de Stone. Charlie Sheen está excelente e como ainda era jovem e sem adquirir aquele ar de canastrão que possui até hoje, conseguiu dar uma liga muito interessante ao personagem central, o jovem Johnny Depp faz uma pequena ponta, e Willem Dafoe como sargento Elias se une a Tom Berenger com as melhores atuações da fita, sendo que o primeiro tornou inesquecível a cena de seu fuzilamento.

Stone é um diretor que não atrai muitas pessoas, e recebe duras críticas em grande parte de seus filmes, exatamente por ser um diretor extremamente forte com sua câmera, e de ser acusado pelos críticos de ser "exagerado"; entretanto em Platoon seu exagero só ajudou a criar uma obra-prima do cinema em geral, e não só do gênero dos filmes de guerra. Platoon é um clássico, e simplesmente obrigatório para qualquer fã de cinema.

 
NOTA: 10,0

3 comentários: