ENCONTRE AQUI

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

NAÇÃO FAST FOOD


Ficha Técnica

Título Original:Fast Food Nation
Gênero:Drama
Duração:114 min
Ano De Lançamento:2006
Site Oficial:
http://www.fastfoodnation-movie.com/
Estúdio:BBC Films / HanWay Films / Participant Productions / Recorded Picture Company
Distribuidora:Fox Searchlight Pictures / Focus Filmes
Direção: Richard Linklater
Roteiro:Eric Schlosser e Richard Linklater, baseado em livro de Eric Schlosser
Produção:Malcolm McLaren e Jeremy Thomas
Música:Friends of Dean Martinez
Fotografia:Lee Daniel
Direção de arte:Joaquin A. Morin
Figurino:Kari Perkins
Edição:Sandra Adair
Efeitos Especiais:Wolf Stuntworks Inc.


Elenco

Erinn Allison (Shannon)
Patricia Arquette (Cindy)
Mitch Baker (Dave)
Bobby Cannavale (Mike)
Michael D. Conway (Phil)
Paul Dano (Brian)
Frank Ertl (Jack Deavers)
Luis Guzmán (Benny)
Ethan Hawke (Pete)
Aaron Himelstein (Andrew)
Ashley Johnson (Amber)
Greg Kinnear (Don Henderson)
Avril Lavigne (Alice)
Cherami Leigh (Kim)
Jason McDonald (Riley)
Esai Morales (Tony)
Catalina Sandino Moreno (Sylvia)
Hugo Perez (Francisco)
Glen Powell Jr. (Steve)
Lou Taylor Pucci (Paco)
Francisco Rosales (Jorge)
Ana Claudia Talancón (Coco)
Wilmer Valderrama (Raul)
Bruce Willis (Harry)
Gina Garza
Kris Kristofferson (Rudy)
Tim Brown


Sinopse

Don Henderson (Greg Kinnear) trabalha para uma das maiores redes de fast food dos Estados Unidos. Sua mais recente criação, o sanduíche The Big One, tornou-se um sucesso de vendas e levou às alturas seu prestígio na empresa. Certo dia o chefe de Don o chama para uma conversa particular. Um amigo da universidade, ligado ao laboratório de testes com alimentos, contou que um escândalo está prestes a estourar: a carne de hambúrguer da casa está contaminada. Caberá a Don investigar o problema.



CRÍTICA


Filmes que possuem um caráter e uma ambição crítica muito grandes devem tomar um cuidado igualmente grande para expor seu ponto de vista sem cair em exageros, eufemismos, ofensas e principalmente argumentos infundados e tentativas de convencimento de público muito apelativos. Vários desses filmes conseguiram isso ao longo dos anos, e quando isso acontece temos diante de nós se não um clássico, no mínimo um grande filme, mas não se anime muito leitor, já que Nação Fast Food não se encaixa entre estas grandes filmes.

O grande problema da fita, é não ter rumo. Nunca se sabe muito bem aonde o diretor Linklater quer chegar. A crítica está ali, todo mundo está vendo, mas aonde é que estão os bons argumentos? É quase que uma tentativa de se "converter" alguém com um argumento que se explique por si só. Todo mundo sabe, que as questões envolvendo fast food e quão mal para a saúde eles fazem, e todos os problemas que sua proliferação acarreta, sejam no âmbito físico, humano, econômico ou até mesmo cultural; agora. isso não dá o direito À fita de simplesmente tentar lhe mostrar isso e quanto tudo isso é podre, e não argumentar sobre o mesmo.

Além disso, o filme é dividido, são várias histórias de várias pessoas, que em algum momento se unem pelo envolvimento com o fast food, entretanto, Linklater não é Robert Altman para unir vários personagens em várias histórias e dar um grande sentido a trama; e o resultado é um monte de atores e situações jogadas que se unem de forma forçada e pouco convincente.

Como se não bastasse, o filme encontra um sério problema em seu elenco. Exatamente por terem em sua grande maioria participações pequenas, os atores estão muito pouco a vontade e demonstram isso de forma muito clara, basta analisar as atuações de Ethan Hawke e Kris Kristofferson principalmente. Catalina Sandino Moreno não é nem de longe a atriz que encantou o mundo no excelente Maria Cheia de Graça, e Linklater conseguiu a façanha de descobrir algo que Avril Lavigne faz pior do que cantar, é simplesmente sofrível assistir a uma atuação tão ruim. Na verdade o único que se salva no elenco é o sempre competente Paul Dano.

Em resumo, o filme é realmente muito fraco, desagrada os simpatizantes e os não-simpatizantes da luta contra o fast food, e eu garanto que meus hábitos alimentares bem propensos ao fast food não influenciaram na minha opinião, até mesmo por que, esta fita não possui a capacidade de influenciar nada nem ninguém, seja de modo positivo ou negativo. Uma crítica com fundamento porém sem argumentos, adquire um caráter leviano e frouxo que não combina com um bom filme, assim sendo, Nação Fast Food mostra-se um filme para se passar bem, mais bem longe mesmo.

NOTA: 3,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário