10 - Picardias Estudantis (Fast Times At Ridgemont High) - 1981
09 - Apertem Os Cintos, O Piloto Sumiu! (Airplane!) - 1980
Um ícone da comédia e provavelmente o primeiro representante do gênero que ficou conhecido como "pastelão". O filme faz alusões hilárias aos filmes de desastre que surgiram nos anos 60 e 70 no cinema, além de atuações simplesmente fenomenais de todo o elenco. Um fã de comédias que não viu este filme com certeza está bem longe de ver tudo aquilo que o gênero proporciona de melhor. O boneco de posto na cabine de pilotagem e o piloto pedófilo são simplesmente dois dos momentos mais engraçados da história do cinema. Um clássico.
08 - Vida De Brain (Life Of Brian) - 1979
Talvez dos filmes da lista este seja o meu favorito. Uma fábula atéia e crítica sobre a vida de Jesus, que pode gerar controversas aqui no blog por seu acima citado caráter ateísta. Deixando isto de lado, temos uma comédia fantástica do grupo inglês Monty Phyton, com piadas inteligentes e engraçadas, ou seja, os ingredientes perfeitos de uma ótima comédia. O final é antológico e fica na mente de qualquer um.
07 - Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall) - 1977
O melhor Woody Allen na minha opinião. Não sou lá um grande fã do diretor, entretanto admito o caráter excepcional que esta obra possui. Nunca as relações entre pessoas tão diferentes foi encarada de forma tão engraçada e ao mesmo tempo tão séria e firme quanto nesta ótima comédia. Com certeza é a obra-prima do diretor, e que a não ser que o mesmo tire coelhos da cartola, dificilmente será superada.
06 - Primavera Paras Hitler (The Producers) - 1968
Para ser justo com este gênio que é Mel Brooks seria necessário uma eleição desta só com suas obras. Como este filme já foi comentado no blog, não há muito mais o que dizer, mas eu não poderia deixá-lo de fora desta eleição de jeito nenhum. Uma comédia com toques de musical e com uma originalidade pouco vista na história do cinema. Simplesmente fantástica e o melhor trabalho de Brooks. Sexto lugar merecido.
05 - Núpcias De Um Escândalo (The Philadelphia Story) - 1940
Uma fita que reúne Katherine Hepburn, Cary Grant e James Stewart se auto-explica. A fita é uma comédia com toques de romance e que trata de forma impressionante um complicado triângulo amoroso. Clássico absoluto, que tem como destaque a fantástica atuação do gênio Stewart, que lhe valeu o Oscar de melhor ator. Uma grande comédia e um grande clássico.
04 - Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night) - 1934
A primeira e melhor comédia romântica produzida pela sétima arte. O primeiro grande triunfo daquele que viria a se tornar um dos maiores diretores de todos os tempos: o positivo e alegre Frank Capra. Capra transforma as situações e coincidências clássicas do gênero em algo sensível, cativante e extremamente engraçado. Clark Gable está impagável, assim como a forma com que Capra guia este filme inesquecível. Um grande momento do cinema.
03 - Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot) - 1959
A medalha de bronze fica com este filme, que para muitos levaria a medalha de ouro desta eleição. A história de dois músicos perseguidos por mafiosos e que se refugiam em uma turnê de uma banda feminina é facilmente um dos maiores momentos da comédia como gênero cinematográfico. Destaque para Jack Lemmon que é disparado o melhor do elenco e para a direção do genial Billy Wilder.
Não tinha como deixar Charles Chaplin de fora de uma eleição dessas. Sua obra-prima, uma crítica grandiosa sobre a alienação e os novos modos inseridos em um mundo cego pelo poder, relacionados ao trabalho, fazem de Tempos Modernos uma obra obrigatória não só para fãs de comédia, mas para qualquer fã de cinema. A cena do "passeio" pelas carenagens da fábrica é uma das mais clássicas de toda a história da sétima arte.
02 - Tempos Modernos (Modern Times) - 1936
Não tinha como deixar Charles Chaplin de fora de uma eleição dessas. Sua obra-prima, uma crítica grandiosa sobre a alienação e os novos modos inseridos em um mundo cego pelo poder, relacionados ao trabalho, fazem de Tempos Modernos uma obra obrigatória não só para fãs de comédia, mas para qualquer fã de cinema. A cena do "passeio" pelas carenagens da fábrica é uma das mais clássicas de toda a história da sétima arte.
01 - Dr. Fantástico (Dr. Strangelove Or: How I Learned To Stop Worrying The Bomb) - 1964
Não tive muitas dúvidas na escolha da comédia campeã, já que sempre considerei esta obra de Kubrick como a melhor comédia de todos os tempos. Uma crítica minuciosa sobre a Guerra Fria e que com a paranóia de Kubrick, cravou imagens em nossa mente como o soldado montando um míssel, ou a clássica frase : " Vocês não podem brigar aqui, isto é uma sala de guerra". A atuação de Peter Sellers é algo assombroso em qualquer um de seus quatro personagens ao longo da fita. Grande como qualquer filme de Kubrick tem que ser. Um clássico e na opinião deste que vos fala, a melhor e mais bem feita comédia de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário