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sábado, 11 de abril de 2009

PERFUME - A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO

Ficha Técnica

Título Original: Perfume: The Story of a Murderer
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 147 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha / Espanha / França): 2006
Site Oficial: www.perfumefilme.com.br
Estúdio: VIP 4 Medienfonds / Davis-Films / Ikirus Films S.L. / Constantin Film Produktion GmbH / Nouvelle Éditions de Films / Castelao Producciones S.A.
Distribuição: DreamWorks SKG / Paramount Pictures / Paris Filmes
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Andrew Birkin, Tom Tykwer e Bernd Eichinger, baseado em livro de Patrick Süskind
Produção: Bernd Eichinger
Música: Reinhold Heil, Johnny Klimek e Tom Tykwer
Fotografia: Frank Griebe
Desenho de Produção: Uli Hanisch
Figurino: Pierre-Yves Gayraud
Edição: Alexander Berner
Efeitos Especiais: Universal Production Partners


Elenco

Ben Whishaw (Jean-Baptiste Grenouille)
Alvaro Roque (Jean-Baptiste Grenouille - 5 anos)
Franck Lefeuvre (Jean-Baptiste Grenouille - 12 anos)
Birgit Minichmayr (Mãe de Jean-Baptiste)
Sian Thomas (Madame Gaillard)
Michael Smiley (Porter)
Perry Millward (Marcel)
Sam Douglas (Grimal)
Jaume Montané (Pélissier)
Timoth Davies (Chenier)
Dustin Hoffman (Giuseppe Baldini)
Rachel Hurd-Wood (Laura Richis)
Ramón Pujol (Lucien)
Alan Rickman (Antoine Richis)
Sara Forestier (Jeanne)
Corinna Harfouch (Madame Arnulfi)
Paul Berrondo (Dominique Druot)
Joanna Griffiths (Marianne)
Jessica Schwartz (Natalie)
Harris Gordon (Marquês de Montesquieu)
Anna Gelman (Albine)
Laura Gelman (Françoise)
Guillermo Ayesa (Tallien)
David Calder (Bispo de Grasse)
Simon Chandler (Prefeito de Grasse)
Francesc Albiol (Oficial)
John Hurt (Narrador - voz)


Sinopse

Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.


Premiações

- Ganhou 2 prêmios no European Film Awards, nas categorias de Melhor Fotografia e o Prêmio de Excelência (cenografia). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Ator (Ben Whishaw) e Melhor Trilha Sonora.



CRÍTICA


Confesso que não consigo entender o por que esse filme é tão badalado e tão querido por vários fãs. Primeiramente, eu não li o livro, logo acabo ficando sem chão para adentrar-me ao ponto mais criticado por alguns fãs, que é exatamente a falta de fidelidade na relação livro-filme. Sendo assim, buscarei argumentos para esclarecer minha opinião em outros aspectos, que se prendem única e exclusivamente à película em questão.

Por onde começar, levando-se em consideração que se trata de uma obra com tantas incoerências e com tantas falhas. Comecemos então por seu realizador, o visionário diretor alemão Tom Tykwer, o mesmo do ótimo Corra, Lola, Corra, entretanto, tire seu cavalinho da chuva, nada do que vimos em Corra, Lola, Corra , conseguimos encontrar em Perfume. Tykwer está irreconhecível e cai em uma direção piegas que usa e abusa de exageros de closes que parecem forçar o espectador a entrar na história de qualquer forma.

Indo mais adiante, temos um roteiro (lembrando que eu não sei o quanto o livro realmente é assim ou não) controverso, que derrapa na construção de algumas personagens e que não possui uma continuidade firme, criando um argumento solto demais, além disso, o final do filme é totalmente sem sentido, e quando eu digo o final, quero dizer pelo menos os 40 minutos finais, em que o filme se perde de um modo que nem mesmo um novo roteiro conseguiria encontrar.

A busca incessante do personagem central pelo cheiro perfeito (que na verdade é a eterna busca do homem pelo belo), se dá em quadros, ou seja, como se o filme tivesse capítulos; já que em alguns momentos a história está em um lugar e quando menos esperamos ela está em outro lugar totalmente diferente; quadros ligados única e exclusivamente por essa busca do jovem Jean Baptiste.

É impossível não comentar a irritante fotografia em tons vermelhos, que deixa a vista cansada e não colabora em nada para a construção artística do filme em si. O elenco é fraco, Ben Whishaw como Jean-Baptiste carrega o mesmo semblante ao longo do filme todo, agora fica a pergunta: como alguém que possui um olfato aguçadíssimo não demonstra expressão facial ao distinguir e apreciar cheiros? Alan Rickman e principalmente Dustin Hoffman, os dois grandes do elenco, não ajudam e acabam se definhando com o filme. A única que se livra um pouco disso é a menina Hurd-Wood, que aparece pouco, mas quando aparece, se sai bem e demonstra uma vontade que faltou no restante todo do filme.

Opiniões são coisas interessantes, pois acredito que esta crítica possa ser bem contestada, já que existem pessoas bem próximas a mim que adoram este filme; entretanto eu tentei gostar dele,mas não consegui. Quando o assisti pela primeira vez, o achei médio, entretanto ao vê-lo novamente a coisa piorou e ele se tornou um filme com o qual não consigo me simpatizar. Bom, não vou fechar com nenhuma palavra mais dura, mas que o filme é bem fraquinho isso ele é, talvez se a história fosse melhor contada, com mais paciência e a parte técnica "desavermelhace" as cenas o resultado final teria sido melhor. Bom, fica para uma próxima, quem sabe.


NOTA: 4,5

2 comentários: