ENCONTRE AQUI

terça-feira, 21 de abril de 2009

A LOUCA LOUCA HISTÓRIA DE ROBIN HOOD


Ficha Técnica

Título Original: Robin Hood: Men in Tights
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1993
Estúdio: Gaumont / Brooksfilm Ltd.
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation / Columbia TriStar
Direção: Mel Brooks
Roteiro: Mel Brooks, Evan Chandler e J.D. Shapiro, baseado em estória de J.D. Shapiro e Evan Chandler
Produção: Mel Brooks
Música: Hummie Mann
Fotografia: Michael D. O'Shea
Desenho de Produção: Roy Forge Smith
Direção de Arte: Stephen Myles Berger
Figurino: Dodie Shepard
Edição: Stephen E. Rivkin
Efeitos Especiais: Dream Quest Images / Illusion Arts Inc. / Optic Nerve Studios


Elenco

Cary Elwes (Robin Hood)
Richard Lewis (Príncipe João)
Roger Rees (Mervin)
Amy Yasbeck (Lady Marian)
Mark Blankfield (Blinkin)
David Chappelle (Ahchoo)
Isaac Heyes (Asneeze)
Megan Cavanagh (Broomhilde)
Eric Allan Kramer (João Pequeno)
Matthew Porretta (Will Scarlet O'Hara)
Tracey Ullman (Latrine)
Patrick Stewart (Rei Ricardo)
Dom DeLuise (Don Giovanni)
Dick Van Patten (Abbot)
Robert Ridgely (Carrasco)
Mel Brooks (Rabino Tuckman)


Sinopse

Após lutar nas cruzadas, Robin de Locksley (Cary Elwes) é aprisionado e vai para a Prisão de Khalil em Jerusalém, mas escapa graças a ajuda de outro prisioneiro, Asneeze (Isaac Hayes), que lhe pede que cuide do seu filho, Ahchoo (David Chappelle), que está na Inglaterra. Robin promete e nada até seu país. Lá ele rapidamente encontra Ahchoo, que estava sendo agredido por guardas, o salva e descobre que sua família morreu e seus bens foram confiscados. Além disto fica sabendo que o Rei Ricardo (Patrick Stewart) não voltou das Cruzadas e que o país está sendo governado pelo despótico Rei João (Richard Lewis), com a ajuda do arbitrário Xerife de Rottingham (Roger Rees). Ele então se torna Robin Hood e reúne patriotas para lutar contra o rei e o xerife. Robin logo consegue uma aliada no palácio real quando se apaixona por Lady Marian (Amy Yasbeck), que se mantêm virgem graças à dedicação de Broomhilde (Megan Cavanagh), sua aia, e de um cinto de castidade que só pode ser aberto se eles se casarem. Mas antes de tudo Robin precisa derrotar seus inimigos.



CRÍTICA


Ahhhh Mel Brooks, já não se fazem mais cineastas como você, muito menos comendiantes com a mesma genialidade satírica e crítica. Isso tudo, para abrir a crítica de um dos mais desconhecidos e ignorados filmes de um dos maiores mestres da comédia de todo os tempos. Mel Brooks se utiliza da mais que famosa história de Robin Hood para criar uma comédia incrível, com gafes de todos os modos e piadas para agradar a todos os tipos de humor existentes.

Inteligente, coeso, e principalmente satírico na dose exata, Brooks em nenhum momento se deixa levar por uma ordem geral em comédias desse tipo, que é elevar ao máximo o poder de apelação, para impactar o espectador. Logicamente, que isto é uma técnica para cineastas que não possuem o mesmo nível de Brooks, já que a mesma, muda o acento da piada em si, para a piada como apelação, enquanto o cineasta em questão se mantém fiel ao humor que sempre o caracterizou, ou seja, um humor leve, implícito, britânico e que se fortalece em momentos de extrema caracterização textual.

O elenco dá um show a parte e caracteriza perfeitamente os personagens, como se cada um tivesse ficado com uma parte de todo o humor que Brooks explana, fazendo com que as expressões se encaixem perfeitamente em um roteiro que alterna momentos de puro brilho humorístico, com momentos que exigem uma expressão maior de um caráter satírico, fato que não é nenhum pouco simples e eleva ainda mais o mérito do elenco com um todo. Entretanto vale um destaque individual para Mark Blankfield como Blinkin, que faz um cego de encher os olhos (não resisti ao trocadilho, ahuahuauhhuhuaa).

Logicamente, que o filme exige uma boa vontade do espectador (como qualquer comédia se pararmos pra pensar), mas é impossível não se deliciar com as situações que o roteiro nos apresenta, e com a busca incessante do homem por um objetivo, mesmo que este seja a chave do cinto de castidade da desejadíssima donzela. Brooks faz sua habitual participação na pele do Rabino Tuckman, mas a idade bateu, e ele já não é mais o mesmo como ator, entretanto, o filme é uma expressão pura de tudo aquilo que Brooks fez ao longo da carreira, e vemos sua mão e seu brilho em todos os momentos, desde o menos dos diálogos, até a maior das cenas de aventura ou coisa assim.

Infelizmente, os gênios também envelhecem, e apesar de ainda estar vivo, Brooks já não faz mais filmes, e é por falta de nomes como o dele, que o gênero da comédia caiu em um poço sem fundo e parece não ter forças para sair. Sinceramente, depois de ver um filme como este, o buraco em que a comédia caiu, é o que menos importa, já que estes filmes atuais não possuem o poder de tirar o brilho dos verdadeiros gênios que já passaram por este gênero tão deturpado e maltratado pelo cinema atual.

A Louca Louca História De Robin Hood não é o melhor filme de Mel Brooks, entretanto uma comédia que para a carreira de Brooks se encontra em nível médio/bom é para o cenário da comédia dos anos 90, umas das melhores obras que apareceram, ou seja, esta fita é facilmente uma das melhores comédias dos anos 90, e isto não se dá pelo fato de que as outras são simplesmente muito ruins, mas pelo mérito de Brooks em adaptar uma história conhecida de todos, e transformá-la em uma comédia de bom gosto e que agrada tanto aos fãs de sátiras e filmes de riso, como aos fãs da própria história de Robin Hood "séria" por assim dizer.

Um grande filme, uma grande comédia, pena que sua acessibilidade não seja tão grande quanto seu brilhantismo, mas se você conseguir encontrar, assista sem medo, por que ao contrário das outras comédias que eu já postei aqui, essa realmente entende o verdadeiro caráter de uma sátira e o eleva ao máximo, produzindo um humor inteligente, mas que nem por isso, deixa se ser engraçado, pelo contrário, é risada do começo ao fim, isto é garantido.


NOTA: 8,5

Um comentário:

  1. Porra se vc tiver esse filme me empreste..
    pq pelo jeito deve ser muito bom!!!

    ResponderExcluir