ENCONTRE AQUI

sábado, 7 de novembro de 2009

GUERRA DOS MUNDOS



Ficha Técnica

Título Original:War of the Worlds
Gênero:Ficção Científica
Duração:116 Min
Ano De Lançamento:2005
Site Oficial:http://www.waroftheworlds.com/
Estúdio:DreamWorks SKG / Paramount Pictures / Amblin Entertainmnt / Cruise/Wagner Productions
Distribuidora:DreamWorks SKG / Paramount Pictures / UIP
Direção: Steven Spielberg
Roteiro:David Koepp, baseado em livro de H.G. Wells
Produção:Kathleen Kennedy e Colin Wilson
Música:John Williams
Fotografia:Janusz Kaminski
Direção De Arte:Tony Fanning, Andrew Menzies, Tom Warren e Edward Pisoni
Figurino:Joanne Johnston
Edição:Michael Kahn
Efeitos Especiais:Industrial Light & Magic / Harlow Effects


Elenco

Tom Cruise (Ray Ferrier)
Justin Chatwin (Robbie Ferrier)
Dakota Fanning (Rachel Ferrier)
Tim Robbins (Ogilvy)
Miranda Otto (Mary Ann Ferrier)
David Alan Basche (Tim)
Yul Vazquez (Júlio)
Morgan Freeman (Narrador - voz)
James DuMont
Daniel Franzese
Ann Robinson
Channing Tatum


Sinopse

Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente à vontade no papel de pai, mas precisa cuidar de seus filhos, Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning), quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chegarem Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo o que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígena à Terra, que faz com que Ray pegue seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extra-terrestres.



CRÍTICA



Confesso que não tinha menor idéia de que filme colocar aqui no blog nesta rara oportunidade que tive hoje para atualizá-lo, quando recebi um sinal hehehe. Chegando a minha casa, encontrei um dos camaradas que moram na República comigo assistindo a este filme, sendo que o mesmo me fez a seguinte pergunta, esse Guerra dos Mundos é bom? E respondi prontamente: Não! E o porquê desta minha resposta é o que vocês lerão a partir de agora.

Ser um gênio deve ser algo complicado, pois como exige uma capacidade muito rara e peculiar, esta mesma capacidade não se faz presente nas pessoas em todos os momentos, ou seja, é difícil ser um gênio a todo o momento. Entretanto, o gênio sempre será cobrado pelos meros mortais, para criar obras geniais, e como eu me encaixo entre os meros mortais e considero Spielberg um gênio, eu o cobro como gênio, e em Guerra Dos Mundos ele não só deixou a genialidade em casa, como também parece ter deixado o bom senso e arte de fazer cinema também. É impossível não notar os problemas gigantes que o filme possui, principalmente em seu andamento e em sua desenvoltura junto ao espectador. Spielberg é lento com a câmera, e as cenas de ação e aventura perdem muita força com isso, e se unem a uma mescla de suspense e terror que não encaixam e acabam gerando uma sensação esquisita no espectador, definindo o esquisito aqui como ruim.

A adaptação do livro de H.G. Wells acabou ficando até interessante, já que o roteiro consegue afirmar bem a idéia e os argumentos do livro, mas o que nos já dissemos acima, aliado a um final totalmente desfigurado e mal explicado, transformam esta versão atual, em um filme bem inferior à versão de 1.953, que apesar de ter se tornado um ícone do cinema cult, também não é lá um filme muito bom.

O elenco se apóia na figura de Tom Cruise, que por incrível que pareça não está mal no filme, e tenta de todas as maneiras salvar um pouco a pele de Spielberg, todavia, esbarra logo ao seu lado Justin Chatwin que vai muito mal no papel do filho de Cruise e da irreconhecível e exagerada Dakota Fanning no papel da filha; e olha que eu realmente acreditava que essa menina tinha talento. Vale lembrar também a participação de Tim Robbins como o enigmático Ogilvy.

Logicamente que os efeitos especiais impressionam, ainda mais quando falamos de Spielberg fazendo ficção científica, basta ver E.T – O Extraterrestre ou Contatos Imediatos de Terceiro Grau, mas ao contrário dos dois filmes citados anteriormente, Guerra dos Mundos é um filme perdido, incompleto e muito , mais muito abaixo da genialidade e inspiração que Spielberg pode dar tanto ao cinema quanto aos telespectadores, para sintetizar minha decepção com esse filme em uma frase, basta apenas dizer : “ Um erro imperdoável”.

Não perca seu tempo com este filme não, afinal na sessão do próprio Spielberg aonde quer que você vá, seja em uma loja de DVD´s, em uma locadora, em um camelô (hehehehe), você vai encontrar no mínimo uns 15 filmes que são obrigatórios para qualquer cinéfilo ou apreciador estético na sétima arte, e não, eu não estou exagerando, basta ver a filmografia deste gênio chamado Steven Spielberg para comprovar tudo o que eu disse nesta crítica, tanto sobre sua genialidade quanto sobre o caráter decepcionante deste Guerra Dos Mundos.

NOTA: 3,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário