ENCONTRE AQUI

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OS ESTRANHOS



Ficha Técnica

Título Original:The Strangers
Gênero:Terror
Duração:85 min
Ano De Lançamento:2008
Site Oficial:http://www.thestrangersmovie.com/
Estúdio:Vertigo Entertainment / Mandate Pictures / Interpid Pictures / Rogue Pictures
Distribuidora:Universal Pictures / Paris Filmes
Direção: Bryan Bertino
Roteiro:Bryan Bertino
Produção:Doug Davison, Nathan Kahane e Roy Lee
Música:tomandandy
Fotografia:Peter Sova
Direção De Arte:Linwood Taylor
Figurino:Susan Kaufmann
Edição:Kevin Greutert


Elenco

Scott Speedman (James Hoyt)
Liv Tyler (Kristen McKay)
Gemma Ward (Dollface)
Glenn Howerton (Mike)
Kip Weeks (Homem com a máscara)
Laura Margolis
Alex Fisher
Peter Clayton-Luce


Sinopse

Kristen McKay (Liv Tyler) e James Hoyt (Scott Speedman) estão em plena viagem, rumo à remota casa de veraneio dos pais dele. Ao chegar eles apenas querem descansar um pouco, mas seu descanso é interrompido quando três estranhos mascarados invadem o local. Para piorar ainda mais a situação, os estranhos demonstram sentir prazer ao aterrorizá-los cada vez mais.



CRÍTICA


Thriller interessante, provocativo, instigante, porém que peca no uso excessivo do acaso e das ações. Os Estranhos peca por se apoiar em bases que o filme explica com pouca ou nenhum vivacidade, ou seja, sobram acontecimentos, todavia faltam respostas. A verdade é que fica nítido a intenção do diretor de cocar tempo inteiro, e não cair em algo de certo exagerado, em outras palavras, muito terror psicológico e pouco sangue.

Logicamente, que o aspecto citado acima, não tira a tarja de um filme de terror da fita; contudo todo o aparato de Os Estranhos está nitidamente ligado a uma tentativa de soar diferente, e venhamos e convenhamos, em alguns momentos este objetivo é alcançado. Formalmente falando, encontramos um inquietante caráter de violência explícita em sua forma mais pura. Isso é escancarado, no modo como agem aqueles que torturam o casal principal, e tem o seu ápice no momento de concretizar o ato, em que temos o tormentoso diálogo : - Por que estão fazendo isto conosco? Por que eram vocês que estavam em casa!

Fica claro aqui também o caráter de apelação ao acaso que citei pouco acima. Tudo é muito rápido, direto, surge e desaparece, acontece, baseados em certas coincidências ou até mesmo em situações estranhas. Vemos momentos bem encaixados, mas em contra partida, sentimos momentos totalmente desnecessários e que literalmente forçam a barra, como a sua última cena por exemplo, que é totalmente exagerada e desnecessária, a ponto de ficar até dissonante do restante da fita.

Em termos técnicos, Os Estranhos não inova nem um pouco, pelo contrário, usa e abusa de formas clássicas, como os planos abertos mostrando vultos ao fundo de um plano principal e as máscaras disformes e sem sentido de Halloween, os gritos estridentes de desespero, mortes acidentais e propositais, sustos repentinos aliado a aparições surpreendentes estilo Jason, em resumo, você não verá nada no aparato técnico da fita que já não se tenha visto, e melhor diga-se em passagem, em outros filmes.

Os Estranhos é uma fita pequena, com poucas ambições e que será esquecida em poucos anos. Inova um pouco no modo de inserir o terror psicológico aliado a uma força mais saguinolenta, e porque não dizer, mas crua. Entretanto, no restante é um filme de tiro curto com alguns sustos e boas passagens, mas que no todo não passa de mais um perdido nesse mundo cinematográfico afora. Não chega a ser uma perda de tempo, agora, com certeza é um filme que ninguém te condenará por não ter visto, em suma, fica naquele chato e monótono meio termo.

NOTA: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário