ENCONTRE AQUI

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PORKY´S - A CASA DO AMOR E DO RISO

Ficha Técnica

Título Original: Porky's
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento (Canadá): 1981
Estúdio: Melvin Simon Productions / Astral Bellevue Pathé
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Bob Clark
Roteiro: Bob Clark
Produção: Don Carmody e Bob Clark
Música: Paul Zaza e Carl Zittrer
Fotografia: Reginald H. Morris
Desenho de Produção: Reuben Freed
Figurino: Mary E. McLeod e Larry S. Wells
Edição: Stan Cole


Elenco

Dan Monahan (Pee Wee Morris)
Mark Herrier (Billy)
Wyatt Knight (Tommy Turner)
Roger Wilson (Mickey Jarvis)
Cyril O'Reilly (Tim Cavanaugh)
Tony Ganios (Meat Tuperello)
Kaki Hunter (Wendy Williams)
Kim Cattrall (Srta. Honeywell)
Nancy Parsons (Beulah Balbricker)
Scott Colomby (Brian Schwartz)
Boyd Gaines (Técnico Roy Brackett)
Doug McGrath (Técnico Fred Warren)
Susan Clark (Cherry Forever)
Art Hindle (Ted Jarvis)
Wayne Maunder (Cavanaugh)
Alex Karras (Xerife Wallace)
Chuck Mitchell (Porky Wallace)


Sinopse

No sul da Flórida, em 1954, Pee Wee (Dan Monahan), Billy (Mark Herrier), Tommy (Wyatt Knight) e Mickey (Roger Wilson) têm de enfrentar quatro dolorosos anos na Angel Beach High School. Mas as atividades escolares e esportivas estão em segundo plano, pois o principal interesse deles é sexo. Assim, a vida deles consiste principalmente em observar as garotas no chuveiro e transformar em um inferno a vida dos seus professores, mas são sempre perseguidos por Beulah Balbricker (Nancy Parsons), a professora de ginástica. Acabam indo ao Porky's, um misto de cabaré e bordel onde o dono (Chuck Mitchell) arrumará uma prostituta por um preço razoável. Mas Porky pega o dinheiro deles e os joga em um pântano, com os jovens prometendo se vingar. Mas isto não é fácil, pois o xerife Wallace (Alex Karras) é irmão de Porky e só esquecendo suas diferenças pessoais (um deles é judeu, mas não é totalmente aceito) eles poderão derrotar Porky e sua gangue.



CRÍTICA


Para alguns , uma das melhores comédias que já foram feitas ao longo da história do cinema, para outros a porta de entrada para as várias comédias adolescentes que invadiriam nossos cinemas ao longo das décadas de 80 e principalmente 90, e ainda para outros, um modo baixo, cru e sem sentido de se mostrar os problemas e minúcias da perturbada adolescência estadounidense dos anos 50. Em suma, Porky´s na verdade seria um pouco de cada um desses três pontos citados acima.

Porky´s é cult, isso é inegável. Tem fãs por todas as partes e até hoje ostenta seu caráter de precursor de um dos mais controversos e apreciados gêneros do cinema, que é a comédia para adolescentes. Particularmente, não sou lá um grande fã de Porky´s, e acredito que entre as comédias de adolescente consideradas mais clássicas, como Picardias Estudantis, Curtindo A Vida Adoidado e até mesmo American Grafitti - Loucuras De Verão, àquela que se faz alvo de nosso texto seja a mais fraca de todas. Entretanto, faz-se necessário, a realização de certa dose de justiça, já que Porky´s inseriu vários elementos no que envolve o gênero da comédia em si, como o fato de as ações envolverem não apenas alunos, mas sim professores, pais, e todo o universo envolto aos adolescentes, e contribuiu para a formação de um gênero.

Da mesma forma que podemos afirmar com força que Porky´s é precursor de um gênero, podemos afirmar, que ele está longe de ser um filme perfeito. A fita tem problemas de roteiro; isso inclui alguns buracos, algumas situações muito forçadas e outras desnecessárias, o que fazem com que Porky´s se perca em alguns momentos. O elenco em si, não é lá dos melhores, principalmente o feminino, e alguns personagens se tornam exagerados devido ao pouco respaldo do roteiro e atuações duvidosas. A edição do filme é extremamente veloz, exageradamente veloz, e a direção acompanha esse ritmo, tentando criar o frénesi muito mais pela técnica de filmagem do que pela própria ação do filme no espectador.

Por outro lado, existem ótimas tiradas, e alguns elementos bem interessantes, como a obsessão do jovem em se vingar do cafetão dono do bordel que dá nome ao filme, a relação de preconceito entre dois dos outros jovens e outros elementos menos importantes, mas que contribuem para que Porky´s tenha lá os seus méritos. A verdade é que Porky´s possui carisma e é cativante, e são exatamente estes dois fatores que fazem com que o filme tenha tanto público, já que nos aspectos técnicos e artísticos o filme perde muito.

O interessante de notar em Porky´s, é que o filme vai contra a corrente, quando ( por ou sem querer), escala um elenco de jovens que de certo modo, mesmo para os padrões de beleza dos anos 50, são bem "feios" por assim dizer, ao contrário do que vemos atualmente neste tipo de filme, onde a beleza do elenco é essencial. Admito que este aspecto é um ponto positivo para Porky´s, já que as pessoas não gostam da fita por que este ou aquele ator (ou atriz) possuem muito mais beleza do que talento.

Porky´s é irregular, vai agradar a muitos e desagradar com a mesma proporção, e o fato de ser cult não o salva de fica na sessão intermediária do blog. Todos os clichês do gênero você vai encontrar aqui, mas é lógico, que quando Porky´s foi rodado estes pontos não haviam se tornado clichês; sendo assim, você vai encontrar jovens desesperados por sexo, adolescentes enchendo a cara por nada e colhendo péssimos resultados por isso, brigas por nada e uma linguagem bem acessível, dessa forma, se estes aspectos lhe agradam e lhe fazem gastar seu dinheiro, vá sem medo, pois Porky´s é um dos melhore investimentos possíveis no que diz respeito a comédias de adolescente, agora se você é do tipo que repugna este tipo de filme, e que acha este tipo de ação, a expressão de uma juventude decadente e de comportamento selvagem, passe longe, pois Porky´s não foi feito pra você. Engraçada a fita é, mas nem todos apreciam este tipo de comédia, devido a isto, Porky´s acrescenta número à sessão Para Pensar Duas Vezes

NOTA: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário