ENCONTRE AQUI

domingo, 20 de junho de 2010

O LENHADOR


Ficha Técnica

Título Original:The Woodsman
Gênero:Drama
Duração:87 min
Ano De Lançamento:2004
Estúdio:Dash Films / Lee Daniels Entertainment / The Woodsman LLC
Distribuidora:Newmarket Film Group / Imagem Filmes
Direção: Nicole Kassell
Roteiro:Steven Fechter e Nicole Kassell
Produção:Lee Daniels
Música:Nathan Larson
Fotografia:Xavier Pérez Grobet
Figurino:Frank L. Fleming
Edição:Lisa Fruchtman e Brian A. Kates


Elenco

Kevin Bacon (Walter)
Kyra Sedgwick (Vickie)
Eve (Mary-Kay)
Mos Def (Sargento Lucas)
David Alan Grier (Bob)
Benjamin Bratt (Carlos)
Kevin Rice (Candy)
Michael Shannon (Rosen)
Hannah Pilkes (Robin)
Carlos Leon (Pedro)


Sinopse

Após doze anos na prisão por molestar garotas menores de idade, Walter (Kevin Bacon) se muda para uma pequena cidade. Ele vai viver num pequeno apartamento, que fica defronte de uma escola de ensino básico, que está cheia de crianças. Walter arruma emprego em uma madeireira e se mantém o mais reservado possível, mas isto não o impede de se envolver com Vicki (Kyra Sedgwick), uma extrovertida colega de trabalho que promete não fazer nenhum julgamento dele. Porém ele não pode escapar do seu passado e, quando os colegas de trabalho descobrem, se mostram quase nada compreensivos.



CRÍTICA


Um filme que te engana pela capa. O Lenhador tem toda a panca de ser um filme de suspense, e digo isto baseado na primeira impressão que o filme causa ao olharmos o formato da capa, e consequentemente lermos o título, que é tradução literal do título original. Entretanto, é só dar uma conferida na sinopse para verificar que não se trata de um suspense, certeza que chega ao longo do desenrolar do filme.

O fato de o primeiro momento criar em nossa mente um suspense, não interfere na demonstração dramática que o filme toma em posteridade; e isso se deve claramente, ao bom aspecto e a principalmente ao excelente argumento que o Lenhador acaba nos mostrando. Na verdade, o Lenhador é um drama, que surpreende por abordar de forma simples, um assunto extremamente complexo e polêmico: a pedofilia.

O filme é a luta de um homem que acaba de sair da cadeia, onde estava por ser acusado de pedofilia, e acaba se mudando defronte a uma escola, o que faz com que o mesmo acabe se deparando com o objeto de todos os terrores que circundaram a sua vida, e tenha que conviver com eles, como se fosse seu vizinho ao lado.

A fita não tem nada de assombroso, e seu caráter técnico é extremamente simples e pragmático, incluindo mesmo sua direção, que apesar de focar bem os planos e controlá-los de acordo com o querido pelo diretor e ser precisa em seu objeto, não possui nada brilhante ou qualquer movimento espetacular; o que faz com que O Lenhador se sustente em duas bases, porém estas extremamente fortes e competentes, que são o roteiro da fita, e a capacidade de Kevin Bacon no papel do protagonista.

Bacon se mostra muito firme em sua interpretação, como poucas vezes fez em sua instável carreira, mostrando uma grande qualidade e uma introspecção sensacional, já que esta deu um ar de serenidade ao personagem, que depois se tornava muito bem contrária aos momentos de luta e de raiva do personagem central. Tudo isto é puro mérito de Bacon na construção do personagem, o que eleva o caráter do filme, que desemboca em um final até certo ponto surpreendente, devido ao que o personagem central demonstra ao longo de toda a fita.

Em segundo ponto, é impossível não ressaltar o excelente argumento do filme, que não toma partido, mas apenas realiza uma boa análise da luta de um homem contra sua “doença”, mostrando as complicações que o fato de a mesma ser tão presente em sua vida provoca de uma forma calma, porém presente e firme. A firmeza do argumento é realmente brilhante e desemboca em Bacon como uma parceria que não poderia ter outra forma. A pedofilia e os embates que esta provoca no homem estão presentes de forma sutil, já que o filme não é apelativo e não busca o escandaloso em nenhum momento, o que faz com que as ações sejam sempre meio sorrateiras, criando uma sensação de que aquilo acontece em um universo paralelo, mas que se mostra ao contrário quando em alguns momentos aproxima o personagem central e as situações da vida cotidiana.

O Lenhador se mostra um filme realmente interessante e consegue trabalhar de forma cativante e realista, um tema de grande interesse da sociedade atual. Infelizmente o filme não foi bem divulgado e pouco conhecido, mesmo com até certa facilidade em ser encontrado. Talvez a capa não ajude muito e não é todo mundo que se propõe a ler pelo menos a sinopse.


NOTA: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário