ENCONTRE AQUI

quarta-feira, 7 de abril de 2010

SERÁ QUE ELE É?


Ficha Técnica

Título Original:In & Out
Gênero:Comédia
Duração:91 min
Ano De Lançamento:1997
Estúdio:Paramount / Spelling Films
Distribuidora:UIP / Columbia TriStar Films
Direção: Frank Oz
Roteiro:Paul Rudnick
Produção:Scott Rudin
Música:Marc Shaiman
Fotografia:Rob Hahn
Direção De Arte:Charley Beal
Figurino:Ann Roth
Edição:Daniel P. Hanley e John Jympson


Elenco

Kevin Kline (Howard Brackett)
Joan Cusack (Emily Montgomery)
Matt Dillon (Cameron Drake)
Debbie Reynolds (Berniece Brackett)
Wilford Brimley (Frank Brackett)
Bob Newhart (Tom Halliwell)
Tom Selleck (Peter Malloy)
Deborah Rush (Ava Blazer)
Lewis J. Stadlen (Edward Kenrow)
Gregory Jbara (Walter Brackett)
Shalom Harlow (Sonya)
J. Smith-Cameron (Trina Paxton)
Kate McGregor-Stewart (Tia Becky)
Selma Blair (Prima Linda)
Glenn Close
Whoopi Goldberg


Sinopse

Cameron Drake (Matt Dillon), vencedor do Oscar de melhor ator, ao fazer seu agradecimento de praxe ressalta a importância de Howard Brackett (Kevin Kline), seu professor de literatura inglesa, que é gay. Nem o mestre sabia disto e muito menos poderia imaginar como sua vida seria totalmente modificada a partir deste momento, quando sua sexualidade passa a ser questionada, principalmente por Emily Montgomery (Joan Cusack), sua noiva e até mesmo por Berniece (Debbie Renolds) e Frank (Wilford Brimley), seus pais.



CRÍTICA


Uma das comédias mais bem faladas dos anos 90, Será Que Ele É? Aparece como uma experiência simples, porém bem encaixada, que mistura elementos de comédia romântica com toques de pastelão e momentos de real absurdo para dar vida à dúvida pela qual passa o personagem de Kevin Kline acerca de sua sexualidade.

O filme não tem nada de digamos inovador, já que o fato de se utilizar da temática homossexual para fazer comédia já havia sido feito anteriormente, além do que, a fita busca em elementos já clichês das comédias do cinema estadunidense para formular suas piadas e seus modos de riso. Existe certa inversão da comédia romântica comum dos anos 90, pois temos aqui, uma conciliação mais do universo masculino (ou gay, que seja), ao contrário do clássico modo de vista pelo lado feminino.

A comédia é simples e alterna momentos de risos escaldantes com marasmo e chatice. Sendo assim, o grande trunfo de Será Que Ele É?, acaba sendo o modo preciso com que trata do tema, já que se utiliza dos clichês tanto masculino como homossexual, sem nenhum tipo de preconceito ou maldade, e faz disso um modo de vida divertido e básico, seja você da espécie que for. O grande exemplo disso é a clássica cena de Kline tentando resistir ao som de “I Will Survive”, e a fita recitando para ele todos os movimentos que ele deveria fazer, caso ele fosse gay, ou caso ele fosse homem.

A trilha sonora só pode ser ao som da disco dos anos 70 mesmo, com direito a Macho Man e tudo mais, além disso, a acertada escolha do elenco contribuiu bastante para os bons momentos desta despretensiosa, porém feliz comédia. Joan Cusack está sensacional como a noiva do personagem de Kline, além do que no final vira um casal, já que Kline e Selleck vão muito bem em seus personagens e proporcionam ótimos momentos ao espectador. Destaque negativo apenas para o sempre chato Matt Dillon.

Encarar Será Que Ele É? Em dias mais nebulosos ou coisa desse tipo, certamente não fará bem ao espectador, já que o filme é totalmente desprovido de sentido crítico ou de um caráter mais intelectual, pode mos dizer assim. A verdade, é que esta fita tem o simples objetivo de alegrar e de divertir, e ao seu modo consegue isso; não se pode esconder isso, o certo é que estamos diante de um dos melhores produtos do gênero Sessão Da Tarde.


NOTA: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário