ENCONTRE AQUI

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A MORTE PEDE CARONA

Ficha Técnica

Título Original:The Hitcher
Gênero:Ficção/Suspense/Ação
Duração:97 min
Ano De Lançamento:1986
Estúdio:TriStar Pictures / HBO / Silver Screen Partners
Distribuidora:TriStar Pictures
Direção: Robert Harmon
Roteiro:Eric Red
Produção:David Bombyk e Kip Ohman
Música:Mark Isham
Fotografia:John Seale
Direção De Arte:Dins W.W. Danielsen
Figurino:Jac McAnnelly
Edição:Frank J. Urioste
Efeitos Especiais:Makeup & Effects Laboratories Inc.


Elenco

Rutger Hauer (John Ryder)
C. Thomas Howell (Jim Halsey)
Jennifer Jason Leigh (Nash)
Jeffrey DeMunn (Capitão Esteridge)
John M. Jackson (Sargento Starr)
Billy Green Bush (Donner)
Jack Thibeau (Prestone)
Armin Shimerman (Sargento)
Gene Davis (Dodge)
Jon Van Ness (Hapscomb)
Henry Darrow (Hancock)
Tony Epper (Conners)


Sinopse

Um jovem, Jim Halsey (C. Thomas Howell), está levando um carro para a Califórnia. No caminho ele dá carona a um psicopata, John Ryder (Rutger Hauer), que mata todos os motoristas que lhe dão carona. Entretanto, Jim consegue escapar mas o louco assassino começa a persegui-lo de maneira implacável. Para piorar as coisas, a polícia pensa que Jim é o autor das mortes.



CRÍTICA


A chamada do filme é simples: “Você nunca mais vai querer dar carona para ninguém”; e se for da maneira como o filme coloca, realmente não é bom fazer favores de estrada a ninguém mesmo, já que o pior pesadelo de Jim Halsey (C. Thomas Howell) se inicia no momento em que este resolve ajudar um estranho caronista no meio da auto-estrada, em plena madrugada e com muita chuva. Burrice? Sinceramente, sim! Em outras palavras, o filme parte, assim como grande parte dos filmes que mexem com terror/suspense nos anos 80, da inocência dos jovens. Partir de um clichê pode ser problemático, ainda mais quando ao longo da fita, encontramos com muitos outros, mas, ao contrário da maioria, A Morte Pede Carona possuem elementos que o salvam da banalização total.

O grande trunfo do filme é a presença de Rutger Hauer no papel do cruel e frio caronista John Ryder. Hauer é simplesmente insano e sua fisionomia totalmente assustadora. Sabendo disso, o diretor Robert Harmon se utiliza de closes a todo o momento quando nos deparamos com Ryder, o que se mostra uma decisão totalmente acertada, criando as melhores cenas da fita. É aquela velha história: uma boa atuação pode fazer milagres, e mesmo não sendo o caso, Hauer é responsável por grande parte da qualidade deste roadie movie.

A direção acerta ao utilizar os closes, porém em alguns momentos se torna muito estática, sem movimentação, passando de quadro a quadro apenas pelo trabalho da edição da fita, mesmo nas cenas de perseguição, onde envolve mais ação e uma direção mais veloz ficaria mais interessante, o diretor se utiliza da câmera parada e até coloca certa câmera lenta no negócio; tenho gente que gosta, eu particularmente não muito, mas Robert Harmon mais acerta do que erra então ponto para ele. Frisemos então também o bom trabalho de edição e a excelente fotografia, que capta bem o deserto do meio-oeste estadunidense e consegue criar uma ambiente um pouco sujo, dando aquele clima bem anos 80 à fita, o que venhamos e convenhamos colabora demais com o resultado final da fita.

Na questão roteiro, não existe nada muito diferente, já que a fita parte de uma situação casual e comum, como uma carona, para desembocar em uma série de crimes que mudam a vida de várias pessoas, passando desde capotagens incríveis até esquartejamento por um caminhão (a melhor cena da fita). O psicopata sem motivos e onipresente, que aparece do nada e some para o nada, e um jovem assustado e choroso, que depois se torna bravo a ponte de fazer justiça com as próprias mãos. Acredito que o grande trunfo do filme seja trabalhar tão bem com a solidão. O diretor abre os planos da câmera quando quer passar essa imagem, principalmente no personagem central, e deixa bem claro que existe uma ligação entre perseguidor e perseguido, e esta é a solidão, o que fica evidente na cena em que Hauer assassina a garota que teoricamente salvaria o personagem central. Há uma grande ligação entre os dois, e isso desemboca na cena final, onde um faz questão de ficar frente a frente com o outro, não deixando mais ninguém interferir no assunto pendente dos dois.

O filme se tornou cult e deu ainda mais fama a Rutger Hauer (pois o primeiro sucesso veio com Blade Runner), e é um bom roadie movie, que mistura bons elementos de ação com suspense e cria um bom clima no espectador, além de prender muito bem a atenção daquele que se propõe a encará-lo. Foi refilmado em 2007 com o mesmo título, mas para ser sincero eu não assisti. Em suma, A Morte Pede Carona é um filme legal, tem seu valor e para os fãs de suspense é uma excelente pedida, então se você é um deles, assista sem medo e aprecie todo o poder do psicopata John Ryder.


NOTA: 8,0

2 comentários:

  1. Putzs este é das antigas, e é do caralho!!!!!!!!!!
    kkkkk
    foda...
    VC tem disponível em DVD para eu tirar uma cópia??
    kkkk
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Huahuauhuauahha!!

    Tenho sim cara, me manda o DVD que eu copio pra ti!

    Abraço e valew pelo comentário!

    ResponderExcluir