ENCONTRE AQUI

domingo, 18 de abril de 2010

AMOR SEM ESCALAS


Ficha Técnica

Título Original:Up in the Air
Gênero:Comédia Dramática
Duração:109 min
Ano De Lançamento:2009
Site Oficial:http://www.theupintheairmovie.com/
Estúdio:Paramount Pictures / Cold Spring Pictures / The Montecito Picture Company / Right of Way Films / DW Studios
Distribuidora:Paramount Pictures / UIP
Direção: Jason Reitman
Roteiro:Sheldon Turner e Jason Reitman, baseado em livro de Walter Kim
Produção:Jeffrey Clifford, Daniel Dubiecki, Ivan Reitman e Jason Reitman
Música:Rolfe Kent
Fotografia:Eric Steelberg
Direção De Arte:Andrew Max Cahn
Figurino:Danny Glicker
Edição:Dana E. Glauberman
Efeitos Especiais:Lola Visual Effects / Hammerhead Productions


Elenco

George Clooney (Ryan Bingham)
Vera Farmiga (Alex Goran)
Anna Kendrick (Natalie Keener)
Jason Bateman (Craig Gregory)
Amy Morton (Kara Bingham)
Melanie Lynskey (Julie Bingham)
J.K. Simmons (Bob)
Sam Elliott (Maynard Finch)
Danny McBride (Jim Miller)
Zach Galifianakis (Steve)
Chris Lowell (Kevin)
Steve Eastin (Samuels)
Adrienne Lamping (Tammy)
Dustin Miles (Ned)


Sinopse

Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.


Premiações

OSCAR
Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - Jason Reitman
Melhor Ator - George Clooney
Melhor Atriz Coadjuvante - Vera Farmiga
Melhor Atriz Coadjuvante - Anna Kendrick
Melhor Roteiro Adaptado

GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Roteiro

Indicações
Melhor Filme - Drama
Melhor Diretor - Jason Reitman
Melhor Ator - Drama - George Clooney
Melhor Atriz Coadjuvante - Vera Farmiga
Melhor Atriz Coadjuvante - Anna Kendrick

BAFTA
Ganhou
Melhor Roteiro Adaptado

Indicações
Melhor Filme
Melhor Ator - George Clooney
Melhor Atriz Coadjuvante - Vera Farmiga
Melhor Atriz Coadjuvante - Anna Kendrick
Melhor Edição



CRÍTICA


Mais um dos indicados ao Oscar aparece aqui pelo blog, e vem para suprir um pouco minha falta de posts dos últimos tempos, mesmo sabendo que neste momento eu deveria estar em minha cama já, pois trabalho amanhã cedo, auhahuahuhuahua! Bom, como não tenho tido muito tempo para ver filmes e este foi um dos últimos que eu consegui ver com calma suficiente para analisá-lo, resolvi postar minha opinião sobre esta comédia romântica do jovem diretor Jason Reitman.

Reitman vem ganhando bastante nome no cenário atual, devido ao seu talento com este tipo de comédia, que transita entre os ícones mais românticos do gênero, passando por situações inusitadas, uma boa dose de canalhice e coisas do tipo, e Amor Sem Escalas, mesmo recebendo esta tradução ridícula de título para o português, acaba colaborando e muito com esta imagem, que pode ser boa ou má, depende muito do gosto do freguês.

Amor Sem Escalas é leve, de fácil assimilação e trabalha com emoções muito sensíveis do ser humano, desde o amor, seja ele casual ou verdadeiro, a dor da perda e da realidade, e principalmente a solidão, mas a solidão como estilo de vida e não como puro e simples sentimento. O personagem de Clooney é um solitário por osmose praticamente, adquirindo este adjetivo ao longo do tempo devido ao seu emprego sem endereço fixo e seu desapego com a família e as próprias pessoas em si. Ao longo do filme, ele vai percebendo isso e tenta mudar um pouco rumo, mas o seu já batido estilo de vida o vence, apesar de algumas seqüelas sentimentais.

A fita funciona muito melhor enquanto não cai no romantismo e nos clichês do gênero, e isso acontece no momento em que o personagem de Clooney perde sua “canastrice” e se transforma no clássico bobão das comédias românticas. Devido a isso, o filme cai muito após seu segundo terço por assim dizer. Outro ponto que colabora com isso é que nessa parte do filme, temos uma colaboração menor de Anna Kendrick e sua personagem Natalie. A atriz está simplesmente impagável no papel de uma jovem que quer revolucionar a profissão de Clooney (ele demite pessoas para grandes empresas), mas não consegue os verdadeiros pesares da mesma.

O elenco todo é muito bom, e o trio principal Clooney, Kendrick e Farmiga se saem muito bem em atuações sinceras e competentes, assim como a direção de Reitman, que está cada vez mais centrada, e mesmo em seus momentos de loucura, consegue fixar melhor um pouco os pontos e criar condições melhores para a trama que em alguns momentos surgem como algo sem sentido.

O filme acaba se saindo bem, principalmente quando inova e escapa dos clichês do gênero, e se sai mal quando derrapa nestes mesmos clichês, perdendo em alegria, em competência, em andamento e claramente em originalidade, como o primeiro aspecto domina a maior parte do filme, Amor Sem Escalas acaba se mostrando um bom programa, que mesmo com esses deslizes entretêm de forma convincente e interessante. Toda a boa fama pode soar em alguns momentos como exagerada, mas nunca como injusta.


NOTA: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário