ENCONTRE AQUI

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

OS 10 MELHORES FILMES DE 2.009

Bom, eis então que chegou a minha vez de criar uma lista com os 10 melhores de 2.009. Foi um pouco difícil e como toda lista pode gerar diferencças de opiniões. Bom, o critéro foi um só: filmes que chegram as locadoras em 2.009 ou que eu tive condições de ver em boa qualidade, já que como eu não vivo disso aqui, não tenho tanto acesso quanto críticos profissionais e´coisas do tipo. Assim sendo, não estranhe se encontrar na lista algum filme lançado em 2.008 ou até em 2.007 no seu país de origem, mas é que ele chegou aqui só este ano, então o que vale é isso.
Colocarei a lista e farei um breve comentário bem simples, já que depois pretendo para alguns deles fazer as críticas convencionais do blog. Eu sei que algumas coisas mudaram do meu comentário no post que fiz há algum tempo atrás sobre os melhores de 2.009, mas é que eu procurei rever os filmes antes de colocá-los aqui e vi mais alguns, e isso me fez mudar um pouco minhas impressões, hehehehe. Isto dito, vamos então a minha lista, espero que gostem:


10 - KATÝN (Katýn)



O massacre de Katýn, um dos episódios mais cruéis e brutais da história da humanidade, retratada de forma crua, forte e única pelo polonês Wajda.


9 - (500) DIAS COM ELA ((500)Days Of Summer)



Aquilo que parecia impossível aconteceu, a comédia de caráter mais romântica foge dos clichês ao mostrar o sofrimento e os problemas de um jovem que se apaixona por uma mulher que não vê no amor a resolução para seus problemas e o norte para a sua vida.


8 - SE BEBER, NÃO CASE (The Hangover)



Engraçado, inteligente e crítico; Se Beber, Não Case tem tudo o que é ncessário para se formar um boa comédia e o resultado é a melhor comédia do ano, para não dizer em muitos anos.


7 - ANTICRISTO (Antichrist)



A paranóia de Lars Von Trier aparece aqui com tudo, em um conto de puro simbolismo e perturbação. De forte impacto e de difícil assimilação, Von Trier cria um filme polêmico, cruel mas ao mesmo tempo incrível.


6 - UP - ALTAS AVENTURAS (Up)



A Pixar continua com a mão cheia e cria um conto de uma beleza fenomenal ao unir gerações sem perder o teor cômico e educativo que toda animação que se propõe ao que Up se propõe deve possuir.


5 - BASTARDOS INGLÓRIOS (Inglorius Basterds)



E não é que Tarantino sabe fazer cinema! Excelente produção que deixa um pouco de lado o exagero habitual do diretor e cria um excelente clima, mesmo se tratando de um tema já tão abordado como o nazismo.


4 - ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (Entre Les Murs)



Fita francesa que relata o universo escolar aliado aos problemas com a multiplicidade étnica que tanto apavora os europeus. Sem fantasiar e indo direto ao ponto, Entre Os Muros Da Escola acaba se tornando o mais realista dos filmes de seu gênero.


3 - GRAN TORINO (Gran Torino)



Os EUA e seus preconceitos relatados de uma forma precisa. Uma grande história de amizade e heroísmo, que prova duas coisas: que Eastwood deveria atuar mais e que ainda é possível criar filmes diferentes sobre o mesmo assunto.


2 - FROST/NIXON (Frost/Nixon)



A luta de interpretações entre Sheen e Langela e o debate intelectual de seus personganes são um dos pontos altos do cinema em 2.009. Um excelente thriller político de um incrível poder e que por muito tempo segurou o primeiro lugar de minha lista.


1 - DEIXA ELA ENTRAR (Lat Den Rätte Komma In)



O melhor filme do ano vem da Suécia é um quebra clichês que vai contra tudo aquilo que vira a cabeça do público atualmente (infelizmente). A história de uma vampira pré-adolescente e o drama provocado por sua condição, melhoram quando ela conhece um inocente garoto, fazendo com que um ajude o outro a passar pelos problemas do mundo. Nada meloso, nada piegas e com pitadas de horror. Acredite se quiser, mas Deixa Ela Entrar é um drama/terror/suspense de altíssima qualidade e bom gosto.

5 comentários:

  1. he... disso td q ce falo aí, só vi Bastardos Inglórios, e não tenho o menor interessse em ver os outros. Portanto não posso avaliar a crítica ^^

    tanto pq eu nem lembro quais filmes sairam em 2009...

    ah, alias, o gran torino eu vi tb... "GET OUT OF MY LAWN!" hauhauahuha

    Avatar tu não viu não?

    ResponderExcluir
  2. Da hora sua avaliação. Exceto os que não vi (óbvio) concordo plenamente com a ordem, e já sei o que fazer nesses dias restantes de férias!!!

    Parabéns pelo blog... ^^ Abraço

    ResponderExcluir
  3. Então, não vi o avatar ainda.

    Vc não gostou do Bastardos Inglórios?? E putz, eu curti demais o Gran Torino

    ResponderExcluir
  4. Pablo...

    Gostaria de dizer que: Se eu estivesse em teu lugar,teria posto o Gran Torino como número (1) desta lista, apesar do "Bastardos" ser ótimo tbm... Minha idéia se embasa no entendimento que tive do Gran torino, que nem de longe aconteceu no "bastardos" Afinal, quem pode se dar ao luxo de dizer que entende o senhor "Kubrick"?
    DEIXA ELA ENTRAR (Lat Den Rätte Komma In) Não assisti, mas um filme sueco, seria melhor atuado que o Torino?

    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Torino é realmente sensacional, e melhor que Bastardos, agora Deixa Ela Entrar é um filme diferente de basicamente tudo o que eu já vi. A sensibilidade atrelada ao terror é simplesmente fenomenal. O filme praticamente une água com óleo e mistura muito bem viu, caso queira assistí-lo e não o encontre, me avise que eu providencio, tenho certeza que não se arrependerá.

    ResponderExcluir