Bom, como anda um pouco compliado eu postar alguma crítica mais detalhada por aqui, neste corridíssimo mês de dezembro, decidi colocar esta pequena lista como ingrediente para dicas do que assistir e coisas do tipo. Bom, a lista não é minha, e sim de Ricardo Calil um dos mais respeitados críticos de cinema do Brasil, e o que eu vou fazer então? Farei um breve comentário de suas escolhas e direi se concordo ou não e verifique que o crítico em questão coloca em ordem de preferência. Pretendo em pouco tempo postar a minha lista, mas por enquanto vai este pequeno aperitivo. A opinião completa com os comentários do crítico está disponível no endereço: http://colunistas.ig.com.br/ricardocalil/2009/12/16/os-10-melhores-filmes-de-2009/. Vamos a eles então:
1. “Bastardos Inglórios"
2. “Entre os Muros da Escola”
3. “O Lutador”
4. “Desejo e Perigo”
5. ”Amantes”
6. “Gran Torino”
7. “Se Beber, Não Case”
8. “Polícia, Adjetivo”
9. “O Fantástico Sr. Raposo”
10. “Bruno”
Bom, primeiro algumas ressalvas: Destes filmes eu assisti apenas a 4. Sim, isto mesmo, somente 4. 2.009 em minha opinião foi um ano bem fraco, principalmente se o compararmos a 2.008, mas vamos então a alguns pequenos comentários dos que eu não vi, mas li, ou espero e coisas do tipo.
Bastardos Inglórios é o bem falado do ano. Dizem que Tarantino finalmente conseguiu fazer algo incorporado e concreto e com Brad Pitt no elenco, será? Bom, eu vou assistir, e acho que vale tentar uma conferida.
Desejo E Perigo é um filme de Ang Lee, o diretor é bom, mas bem irregular, então pode ser que você dê de cara com uma obra-prima ou com algo descartável.
Se Beber, Não Case teve críticas excelentes, apesar de não ter caído nas graças do público, e Amantes, Polícia, Adjetivo e o Fantástico Sr. Raposo, desculpem a minha ignorância, mas eu não tinha ouvido falar deles ainda.
Bom, dos que eu vi, o melhor é mesmo Entre Os Muros Da Escola. Filme francês que relata a batalha de professores e alunos (principalmente dos primeiros)para conseguir superar todos os obstáculos que interferem na capacitação das pessoas. Se duvidar este aqui pode até agarrar o primeiro lugar da lista que pretendo fazer dentro de alguns dias.
O Lutador e Gran Torino são mais comerciais e já tiveram seu momento, são bons filmes, e que valem a pena serem vistos, principalmente o segundo, já que Clint Eastwood parece ficar melhor com a idade.
O décimo colocado Bruno é um filme que não me desceu muito bem. Apesar de bem realizado e ser bem inteligente é um filme para usar bem o termo da palavra "esquisito". Mas, tem bastante gente que gostou.
Colocações a parte, senti falta apenas de Frost/Nixon, que é ainda pra mim o melhor filme do ano, e acredito que apesar de ser extremamente controverso, O Anticristo de Lars Von Trier poderia aparecer por aí, mas opinião é opinião, e pretendo colocar a minha em pouco tempo por aqui, enquanto isso divirtam-se com estes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário