ENCONTRE AQUI

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

OS 10 MELHORES FILMES DE 2.009

Bom, como anda um pouco compliado eu postar alguma crítica mais detalhada por aqui, neste corridíssimo mês de dezembro, decidi colocar esta pequena lista como ingrediente para dicas do que assistir e coisas do tipo. Bom, a lista não é minha, e sim de Ricardo Calil um dos mais respeitados críticos de cinema do Brasil, e o que eu vou fazer então? Farei um breve comentário de suas escolhas e direi se concordo ou não e verifique que o crítico em questão coloca em ordem de preferência. Pretendo em pouco tempo postar a minha lista, mas por enquanto vai este pequeno aperitivo. A opinião completa com os comentários do crítico está disponível no endereço: http://colunistas.ig.com.br/ricardocalil/2009/12/16/os-10-melhores-filmes-de-2009/. Vamos a eles então:

1. “Bastardos Inglórios"
2. “Entre os Muros da Escola”
3. “O Lutador”
4. “Desejo e Perigo”
5. ”Amantes”
6. “Gran Torino”
7. “Se Beber, Não Case”
8. “Polícia, Adjetivo”
9. “O Fantástico Sr. Raposo”
10. “Bruno”

Bom, primeiro algumas ressalvas: Destes filmes eu assisti apenas a 4. Sim, isto mesmo, somente 4. 2.009 em minha opinião foi um ano bem fraco, principalmente se o compararmos a 2.008, mas vamos então a alguns pequenos comentários dos que eu não vi, mas li, ou espero e coisas do tipo.
Bastardos Inglórios é o bem falado do ano. Dizem que Tarantino finalmente conseguiu fazer algo incorporado e concreto e com Brad Pitt no elenco, será? Bom, eu vou assistir, e acho que vale tentar uma conferida.
Desejo E Perigo é um filme de Ang Lee, o diretor é bom, mas bem irregular, então pode ser que você dê de cara com uma obra-prima ou com algo descartável.
Se Beber, Não Case teve críticas excelentes, apesar de não ter caído nas graças do público, e Amantes, Polícia, Adjetivo e o Fantástico Sr. Raposo, desculpem a minha ignorância, mas eu não tinha ouvido falar deles ainda.
Bom, dos que eu vi, o melhor é mesmo Entre Os Muros Da Escola. Filme francês que relata a batalha de professores e alunos (principalmente dos primeiros)para conseguir superar todos os obstáculos que interferem na capacitação das pessoas. Se duvidar este aqui pode até agarrar o primeiro lugar da lista que pretendo fazer dentro de alguns dias.
O Lutador e Gran Torino são mais comerciais e já tiveram seu momento, são bons filmes, e que valem a pena serem vistos, principalmente o segundo, já que Clint Eastwood parece ficar melhor com a idade.
O décimo colocado Bruno é um filme que não me desceu muito bem. Apesar de bem realizado e ser bem inteligente é um filme para usar bem o termo da palavra "esquisito". Mas, tem bastante gente que gostou.
Colocações a parte, senti falta apenas de Frost/Nixon, que é ainda pra mim o melhor filme do ano, e acredito que apesar de ser extremamente controverso, O Anticristo de Lars Von Trier poderia aparecer por aí, mas opinião é opinião, e pretendo colocar a minha em pouco tempo por aqui, enquanto isso divirtam-se com estes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário